sexta-feira, 2 de agosto de 2013

VW Passat comemora 40 anos na Alemanha

Helder Lima

Há 40 anos ingressou no mercado um novo Volkswagen que, com sua estrutura de motor dianteiro refrigerado a água, tração dianteira e carroceria monobloco, deu início a uma nova era para a empresa: o Passat. O modelo foi apresentado em maio de 1973 na Alemanha e começou a ser vendido em julho daquele ano – já em 1974 ele começou a ser fabricado no Brasil. Atualmente o Passat está em sua sétima geração, vendida no País desde 2011.

Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o Passat nasceu com carroceria de 2,5 volumes, do tipo fastback (o vidro traseiro e a tampa do porta-malas na mesma linha inclinada). Em seguida recebeu a versão perua, denominada Variant. A variedade de ofertas conquistou os clientes dos automóveis da classe média. O primeiro Passat, baseado no então Audi 80, foi fabricado até 1980. Foram produzidas 2,5 milhões de unidades do modelo, denominado B1.

O sucessor manteve as ofertas de carrocerias fastback e perua e foi oferecido até 1987. Nessa geração o Passat estreou novas tecnologias: tração nas quatro rodas, motor turbodiesel (apenas na Europa), motor de cinco cilindros a gasolina e a fórmula E de redução do consumo – um precursor da atual tecnologia BlueMotion. Nessa geração nasceu também sua variante sedã, que recebeu o nome de Santana.

Como carro mundial da década de 1980, o Passat não foi produzido somente em Emden (Alemanha), mas também na Bélgica, Espanha, Brasil, México, África do Sul e Japão. Um dos grandes êxitos do carro foi na China: o Santana B2 foi produzido no país asiático até 2012. Atualmente, uma versão longa e modificada continua sendo produzida, o Vista.

Modelo surgiu com carroceria de duas portas e motores de 1.5 ou 1.6 litro

Fabricado em São Bernardo do Campo e em Taubaté, o Passat foi lançado no Brasil em 1974. Seu motor de quatro cilindros de 1.500 cm³ gerava potência bruta de 78 cv. Em seu lançamento, o Passat era oferecido apenas com carroceria de duas portas.

Ainda em 1974 foi exibida no IX Salão do Automóvel a versão com quatro portas. Em 1976, o motor teria sua cilindrada aumentada para 1.600 cm³. A potência bruta subia para 96 cv. Em 1979, o modelo recebeu versão abastecida com etanol.

A versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens.

A partir de 1984 a GTS Pointer passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv de potência líquida na versão a gasolina e 92 cv na a etanol. O Passat foi fabricado no Brasil até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.

Luxuoso

A versão atual, de sétima geração, abrange um modelo ainda mais fino e luxuoso, com mais segurança e um sofisticado sistema de assistência para o motorista. O Passat B7, além do CC, apresenta uma versão com tração integral e carroceria mais elevada.

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