terça-feira, 6 de agosto de 2013

Volkswagen do Brasil patrocina o projeto “Taekwondo Kids”, do Instituto Olga Kos

Projeto "Taekwondo Kids"
Com o patrocínio da Volkswagen do Brasil, o projeto cultural “Taekwondo Kids” – criado pelo Instituto Olga Kos, em 2009 – beneficia crianças, de 4 a 12 anos, com Síndrome de Down e deficiência intelectual. O objetivo do projeto é auxiliar os alunos em sua inclusão na sociedade por intermédio do esporte, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio e equilíbrio emocional, além de aspectos físicos e motores que promovem saúde, melhor postura, qualidade de vida e consciência corporal.

O “Taekwondo Kids” é realizado em escolas e academias localizadas nas cidades de São Paulo e Diadema, como é o caso da Lira Taekwondo Club, parceira do projeto. Para o mestre de Taekwondo e responsável pela academia, José Roberto de Lira, o principal objetivo do projeto, além de melhorias físicas, é “exercitar” também o cérebro das crianças.

“A ideia do ‘Taekwondo Kids’ não é que as crianças aprendam a dar um chute perfeito, mas que tenham consciência da mecânica dos movimentos, para que também desenvolvam a concentração e a disciplina. E, o mais importante, fazemos tudo sempre brincando, pois entendemos que esse é o melhor jeito de integrá-las ao esporte. As crianças com Síndrome de Down ou com qualquer outra deficiência intelectual são capazes de fazer tudo, nós é quem não podemos limitá-las e duvidar do seu potencial”, afirmou o mestre Lira.

Antônia dos Reis Barbosa, mãe de Nayron, de 12 anos, que tem Síndrome de Down, é só elogios quando se trata do projeto: “Entre todas as terapias e tratamentos que meu filho já fez, nenhum deles trouxe tanta melhoria para ele como o Taekwondo. O Nayron melhorou muito em todos os sentidos: a concentração, a convivência com as pessoas e, principalmente, o seu temperamento. Hoje ele é uma criança muito mais obediente, sem contar que adora as aulas e espera ansioso por elas”.

Nayron é um dos 50 alunos atendidos pelo “Taekwondo Kids” em Diadema. As aulas, que contam com uma equipe de professores e psicólogo contratados, são ministradas duas vezes por semana e têm duração de 1h cada uma. Os alunos recebem um kit lanche nesses dias, além de dobok (uniforme da modalidade taekwondo), agasalho, camiseta, um par de chinelos e mochila. Antes de iniciar as aulas, as crianças também passam por uma série de avaliações físicas, que testam flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação motora geral, além de exames laboratoriais.

“O projeto ‘Taekwondo Kids’ é mais um passo contra o preconceito, possibilitando a percepção que essas crianças possuem pela plena capacidade de praticar uma modalidade extremamente complexa e rica em detalhes como o Taekwondo. Além de trazer uma série de benefícios físicos e mentais aos alunos, tem sido possível mostrar à sociedade e aos familiares as capacidades de aprendizado das pessoas com deficiência intelectual”, disse Olga Kos, responsável pelo Instituto que leva seu nome.


Apoio à educação e cidadania

A Volkswagen não é só especialista em produzir veículos avançados e oferecer serviços de qualidade. Seu compromisso com o País vai muito além e resultou em ações para melhorar o acesso à Educação nas comunidades onde atua. Exemplo disso é a Fundação Volkswagen, nascida há 33 anos, quando praticamente não se falava em responsabilidade social no Brasil.

Com seus projetos educacionais, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década, mais de 1,2 milhão de alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a cerca de 12 mil educadores da rede pública de ensino em 312 cidades, com investimentos de R$ 77,5 milhões no período. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.


Conheça alguns dos projetos:

Aceleração da Aprendizagem - Reduz a defasagem idade-série no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Por exemplo, um aluno multirrepetente, que estuda em uma série com colegas bem mais novos, pode ficar desmotivado. O projeto oferece formação aos educadores para trabalharem individualmente os alunos multirrepetentes em classes de aceleração, de forma intensiva, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Após dois anos na sala de aceleração, esses alunos estarão preparados a ingressar na série adequada, com alunos da mesma idade.

Aprender com a Pinacoteca - Oferece aulas presenciais em museu com os estudantes, para detalhar a história da arte, os estilos artísticos e a elaboração de projetos a serem desenvolvidos nas escolas. O programa capacita professores de arte da rede pública para trabalharem a educação e a inserção social por meio das artes, além de promover visitas aos espaços culturais, desenvolvendo a consciência crítica e a cidadania.

Brincar - Forma educadores e berçaristas da Educação Infantil (creche e pré-escola) no desenvolvimento e resgate de atividades lúdicas, expressivas e recreativas, a fim de garantir o brincar livre como direito da criança.

Entre na Roda - Forma educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos. Desde 2011, o “Entre na Roda” vem sendo realizado também com agentes de saúde da Secretaria Municipal de São Bernardo do Campo, promovendo o incentivo da leitura e rodas de leituras durante visitas dos agentes aos lares atendidos pelo programa “Saúde da Família”.

Estudar pra Valer! - Forma educadores para alcançar a melhoria na qualidade de aprendizagem dos estudantes, em especial das capacidades de leitura e escrita. O projeto distribui material didático aos alunos e professores, com sugestões de atividades para serem trabalhadas em sala de aula.

Fonte: Imprensa Volkswagen do Brasil

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