terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ferrari antecipa modelo que levará a Frankfurt

458 Italia Speciale – Modelo esportivo é o novo padrão de desempenho da marca italiana para motores V8 convencionais aspirados
Helder Lima

A Ferrari apresentou nesta semana as primeiras imagens do seu novo modelo, o 458 Italia Speciale, que será oficialmente lançado no salão do automóvel de Frankfurt (Alemanha), no próximo mês.

O veículo esportivo com motor V8 central traseiro, que pertence à linha de modelos identificados como “berlinetta”, pretende mostrar os avanços que a montadora italiana obteve em termos de aerodinâmica e tecnologia de propulsão.

Para lançar esse modelo, a Ferrari construiu o V8 aspirado mais potente de sua história, com alcance máximo de 605 cavalos, o que representa uma potência específica de 135 cv por litro (o motor tem 4,49 litros).

Graças a uma relação peso-potência de apenas 2,13 quilos por cavalo, o modelo acelera de zero a 100 km/h em apenas três segundos e chega a 200 km/h em nove segundos. 
Os níveis altos de exigência em aerodinâmica guiaram o trabalho do centro de estilo da Ferrari, que desenvolveu o projeto em cooperação com o estúdio Pininfarina, outra tradicional referência para a indústria mundial na criação de design automotivo.

A frente e a traseira do carro contam com asas móveis que compensam a força de arrasto do ar, permitindo que o 458 Speciale possa ser considerado atualmente o projeto mais eficiente da marca nesse quesito.

Outro conteúdo inovador do 458 Speciale é o sistema de controle do ângulo de deslizamento lateral (chamado de “SSC”), que torna mais fácil para o motorista o controle do carro no limite.

Esse sistema analisa em tempo real as características de deslizamento lateral do veículo, comparando sempre com valores de referência, e assim otimiza a gestão do torque e sua distribuiçao nas rodas traseiras.

Ficha Técnica
Modelo: 458 Speciale
Motor: V8 a 90 graus, central traseiro
Potência: 605 cv a 9 mil rpm
Torque: 54 kgfm a 6 mil rpm
Peso: 1.290 kg
Relação peso-potência: 2,13 kg/cv
Aceleração de zero a 100 km/h: 3 segundos
Emissões de CO2: 275 g/km




Nenhum comentário:

Postar um comentário