segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mercedes entra na briga dos SUVs compactos

Carroceria – Desenho com escultura fluida, rodas de liga leve, escapamento esportivo e lanternas com LEDs
Utilitário pode ser equipado com gerenciamento
do torque, que ajuda o carro a encarar o off-road
Helder Lima

A Mercedes-Benz revelou na semana passada o utilitário esportivo (SUV) compacto GLA, que será apresentado ao público no salão do automóvel de Frankfurt (Alemanha), de 12 a 22 de setembro.

O veículo estará nas revendas da Europa no próximo ano e também deve vir ao Brasil a partir de 2015, já que por aqui o segmento de utilitários compactos segue em crescimento, capitalizado principalmente por modelos como Renault Duster e Ford EcoSport.

O GLA será o primeiro SUV da Mercedes-Benz disponível opcionalmente com o sistema de tração integral permanente 4MATIC de última geração, com distribuição de torque variável.
Os componentes mais inovadores do novo sistema 4MATIC incluem a saída de força para o eixo traseiro integrada à transmissão automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e as engrenagens do eixo traseiro com embreagem multidiscos controlada por um sistema eletro-hidráulico.
Luxo e esportividade em modelo que já tem incorporado o GPS

No projeto do GLA, a montadora buscou um veículo versátil, altamente manobrável na cidade (comprimento x largura x altura = 4.417 x 1.804 x 1.494 mm), ágil nas trilhas e estradas de terra e dinâmico e eficiente na estrada. Seu coeficiente aerodinâmico (Cd) é de 0,29.

O acabamento e a flexibilidade do interior posicionam o GLA como um utilitário compacto premium. O encosto do banco traseiro pode ser dobrado completamente, mas também ser ajustado no ângulo desejado. O compartimento de bagagem (421 a 836 litros) pode ser carregado graças à soleira baixa e à larga porta de acesso que, opcionalmente, pode ter abertura automática.

Sistema controla o veículo em descidas

Os modelos com 4MATIC são equipados de série com DSR (Downhill Speed Regulation – regulador de velocidade em descida) e modo de transmissão off-road. O DSR é ativado por um botão no console central e ajuda o condutor em trechos de descida acentuados mantendo uma velocidade constante selecionada, dentro dos limites físicos, no trecho a ser transposto. 
Isso é feito com o auxílio dos sistemas de controle do motor e da transmissão e com intervenções ocasionais dos freios.

Quando o modo de transmissão off-road é selecionado através do botão de controle, os pontos de trocas de marchas e as características do acelerador são alterados para atender às necessidades geradas por terrenos irregulares leves e onde existam superfícies soltas ou escorregadias. 

Em combinação com o sistema Audio 20 CD (de série) e Comand Online (opcional), a tela no painel também pode ser modificada para um display off-road. Ele exibe o ângulo de esterço, modo de transmissão selecionado e uma bússola. Além disso, mostra o ângulo de inclinação lateral, o índice de inclinação longitudinal em porcentagem e a ativação do sistema DSR.

Motores

A linha do GLA conta com modernos motores turbinados com quatro cilindros e injeção direta, assim como a função ECO start/stop de série. Inicialmente, a gama de potências dos motores a gasolina 1.6 e 2.0 litros irá de 156 cv no GLA 200 a 211 cv no GLA 250. O GLA 250 4MATIC vai de zero a 100 km/h em 7,1 segundos. Sua velocidade máxima é 235 km/h e o consumo combinado é de 14 km/l – 151 g de CO2 / km. Na Europa, o carro também conta com dois motores diesel: o GLA 200 CDI desenvolve 136 cv e torque máximo de 30 kgfm e tem 2,2 litros de cilindrada. O GLA 220 CDI também tem 2,2 litros de cilindrada: 170 cv e 35 kgfm de torque máximo.



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