Em uma dupla estreia mundial, a Volkswagen apresentará no Salão Internacional de Frankfurt (de 10 a 22 de setembro) dois novos carros elétricos extremamente eficientes: o e-up! e o e-Golf. A fabricante de automóveis mais bem sucedida da Europa introduz assim dois modelos de produção de alto volume na era da mobilidade elétrica.
Os dois modelos com emissão zero proporcionam praticidade ilimitada no dia a dia. Ambos utilizam carroceria quatro-portas e oferecem lista de equipamentos de série bastante atraente. Entre os recursos há controle automático de climatização com aquecedor e ventilação em estacionamentos, aquecedor do para-brisa, luzes de condução diurnas em LEDs e, no e-Golf, o primeiro modelo da Volkswagen com faróis de LEDs.
Os dois recém-chegados também lideram em eficiência energética: o e-up! consome apenas 11,7 kWh de eletricidade por 100 km, o que o torna campeão mundial de eficiência. O e-Golf, posicionado duas categorias acima, atinge o excelente índice de 12,7 kWh/100 km. Tomando como referência o preço da eletricidade na Alemanha (em 31 de julho de 2013), de R$ 0,827 (€ 0,258) por kWh, andar 100 quilômetros com o e-up! custa apenas R$ 9,68 (€ 3,02) e, com o e-Golf, em torno de R$ 10,58 (€ 3,30).
Fabricados na Alemanha. Tecnologias inovadoras são inerentes à Volkswagen. Por isso, os motores elétricos, câmbios e baterias de íons de lítio do e-up! e e-Golf foram desenvolvidos pela própria empresa e são fabricados em grandes fábricas de componentes da Volkswagen na Alemanha.
Tipicamente Volkswagen. Todos os Volkswagen são fáceis de operar, extremamente práticos no uso diário e sofisticados. Essas características foram agregadas integralmente aos novos veículos elétricos da marca. Os carros de emissão zero da Volkswagen são fabricados utilizando os mesmos sistemas de produção em alta escala dos modelos correspondentes com motores a combustão.
e-Golf – dados. O e-Golf, que será apresentado mundialmente em Frankfurt, é movimentado por um motor elétrico de 85 kW (equivalentes a 115 cv). O motor oferece seu torque máximo de 27,38 kgfm (270 Nm) assim que é acionado. Isso faz com que o e-Golf atinja 100 km/h em 10,4 segundos. Na estrada, a velocidade do modelo, que conta com cinco lugares e tem tração dianteira, é limitada a 140 km/h.
e-up! – dados. O e-up!, com quatro lugares, também fará sua estreia mundial no Salão de Frankfurt. Seu motor elétrico tem potência de 60 kW (equivalentes a 82 cv). O motor transmite 21,3 kgfm (210 Nm) de torque ao eixo dianteiro. O carro vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. Sua velocidade máxima é de 130 km/h.
A autonomia certa para o uso diário. O e-up pode rodar 160 quilômetros com uma carga da bateria (18,7 kWh), enquanto o e-Golf, com sua bateria maior (24,2 kWh), tem alcance de 190 quilômetros. Em ambos os modelos, dois modos de condução muito eficientes (Eco e Eco+) e quatro modos de regeneração de energia na frenagem, também fáceis de ativar (D1, D2, D3 e B), ajudam a ampliar a autonomia.
Os dois carros têm alcances que fazem todo o sentido. Na Alemanha, por exemplo, estudos do Ministério do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano mostram que cerca de 80% dos motoristas do país rodam menos de 50 quilômetros por dia.
Carga rápida. As estações de carga CCS mais rápidas (com corrente direta) diminuem o tempo necessário para carregar a bateria do e-up! e do e-Golf, até 80% de sua capacidade, para cerca de meia hora.
Estratégia de trens de força e combustíveis. Durante a última década, a Volkswagen desenvolveu uma programação para o futuro de sua estratégia de motopropulsores e combustíveis que incluía o lançamento de veículos elétricos como o e-up! e o e-Golf. Essa estratégia estabelece uma programação com momentos realistas para a introdução de sistemas de propulsão alternativos, como os híbridos, elétricos e os baseados em hidrogênio.
Dentro desse panorama, os sistemas de propulsão totalmente elétricos, que serão demonstrados nos novos e-up! e e-Golf, são alternativas sensatas e indispensáveis. Os carros elétricos utilizam fontes de energia renováveis, permitindo mobilidade sem emissões nas áreas metropolitanas. Paralelamente, a Volkswagen continuará a promover, no futuro, uma combinação inteligente dos sistemas de propulsão mais eficientes.
No ritmo das grandes cidades. O grupo alvo de consumidores de carros elétricos está crescendo devido a uma mudança de paradigmas que já começou. A mobilidade sustentável influencia de forma crescente o modo de agir das pessoas. Por isso, os produtos para implementar esta conscientização ambiental precisam ser práticos e divertidos como o e-up! e o e-Golf, que aceleram no ritmo das grandes cidades em poucos segundos.
Os novos carros com emissão zero da Volkswagen têm potencial, portanto, para energizar o segmento dos carros elétricos com tecnologia inovadora, alto nível de praticidade para o uso diário e sensação de dinamismo ao dirigir.
Fonte: Imprensa Volkswagen do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário