sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Competição SAE BRASIL AeroDesign bate recorde de inscrições, com 105 equipes

Avião da Universidade Federal Fluminense preparado para alçar voo, em 2012
A próxima Competição SAE BRASIL AeroDesign bateu recorde de inscrições, com 105 equipes (em 2012 foram 98). Na 15ª edição, a competição de aeronaves radiocontroladas, desenvolvidas e construídas por universitários, principalmente de engenharia, será realizada de 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.

Avião da Universidade Federal da Bahia, durante prova de voo
Além de 98 equipes do Brasil, a competição reunirá três equipes do México, três da Venezuela e uma do Peru, país representado pela primeira vez. Do Brasil, 96 equipes são de 16 Estados e duas do Distrito Federal.

Estudantes da Universidade Federal
do Pará marcam presença na competição
Na lista de inscritos, São Paulo tem 34 equipes, Minas Gerais 20 e Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro 7 equipes cada. Santa Catarina e Paraná serão representados por cinco equipes, cada, enquanto o Rio Grande do Norte tem quatro equipes. Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Piauí e Distrito Federal contabilizam duas equipes cada. Espírito Santo e Pernambuco inscreveram uma equipe cada.

Aviões da Classe Regular deverão
transportar madeira do tipo MDF ou HDF
Para participarem, as 105 equipes – somam 1.450 participantes entre estudantes, professores orientadores e pilotos – foram desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados, como projeto extracurricular dentro das instituições de ensino. A competição tem três categorias de aeronaves: Classe Regular (76 equipes inscritas), Classe Advanced (6) e Classe Micro (23). O objetivo é que cada aeronave transporte o maior peso de carga durante o voo, de acordo com a categoria.

Aeronaves - Os aviões da Classe Regular deverão transportar madeira do tipo MDF ou HDF (madeira prensada utilizada na fabricação de móveis). Na Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. 

Na Classe Advanced, a água transportada pela aeronave deverá ser drenada após cada voo, com o tempo de drenagem cronometrado, e a massa da água transportada determinada para fins de pontuação. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3). 

Já na Classe Regular os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em relação a 2011, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém compartimentos de carga maiores. Os aviões da categoria deverão decolar em uma distância máxima de 50m.

Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar num compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Em 2013 as aeronaves deverão decolar de uma pista de até 50m (mesma pista das demais classes). Os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³. 

Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2014, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Fonte: Companhia de Imprensa

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