sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Suzuki lança versão 2014 do Grand Vitara

Grand Vitara - Poucos detalhes novos na versão apresentada pela montadora: rodas reforçam esportividade
Helder Lima

A Suzuki está lançando a linha 2014 do utilitário esportivo (SUV) Grand Vitara, que em 2013 celebrou 25 anos de presença no mercado mundial, com 2,9 milhões de unidades vendidas em 188 países desde seu lançamento.

A versão 2014, com transmissão automática, traz piscas maiores nos retrovisores e rodas de 18 polegadas. No mais, o veículo continua igual à versão anterior.
 
O modelo oferece opção 4X2, com tração traseira para maior segurança, principalmente em piso molhado, ou 4X4 permanente All Wheel Drive (AWD) que entrega mais aderência e aumenta a segurança.
 
No uso fora de estrada, o Grand Vitara possui ainda opções de diferencial central bloqueado e reduzida que aumentam a aderência e força para diferentes tipos de terrenos off-road.
 
Todas as mudanças de tração são acionadas eletronicamente por meio de um botão giratório no painel, o que torna possível optar entre os modos: 4H, recomendado para uso urbano (condição AWD em que o torque é distribuído em 47% no eixo dianteiro e 53% no traseiro); 4H lock, que bloqueia o diferencial central e iguala o torque na dianteira e traseira; modo 4L lock com tração 4x4 com reduzida, para ser utilizado em diversas situações off-road.

O motor em alumínio, 2.0L (DOHC), mais leve, contribui para o desempenho do veículo com baixo nível de ruído, vibrações e aspereza. Movido a gasolina e com 16 válvulas, é capaz de entregar 140 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm. O coletor de admissão variável de controle eletrônico otimiza o torque e potência para todas as faixas de rotação do motor.

Modelo traz freios a disco nas 4 rodas

O Grand Vitara é o único na categoria que traz freios a disco ventilados nas quatro rodas, além dos sistemas ABS (antibloqueio), EBD (sistema eletrônico que otimiza a distribuição da força de frenagem entre os eixos), BAS (sistema que identifica uma situação de emergência e aumenta a carga da frenagem nas rodas) e BOS (Break Override System).

O SUV da Suzuki possui a dirigibilidade de um sedã com bom espaço interno. O Grand Vitara traz a medida ideal para a família e um porta-malas de mil litros com capacidade para dobrar o espaço com a ergonomia dos bancos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário