quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ford Mustang tem sua história contada em documentário da série Mad Men


O Ford Mustang, um dos carros de maior sucesso da indústria automotiva mundial, é o tema de um documentário especial que acompanha o DVD da quarta temporada da série de TV Mad Men. A famosa produção americana, que mostra a rotina de uma agência de publicidade dos anos 60, oferece esse bônus como homenagem aos 50 anos do “pony car” que serão completados em 2014.

O documentário “Marketing the Mustang: an American Icon” tem 30 minutos e traz imagens e entrevistas exclusivas sobre o veículo. Um vídeo de apresentação (em inglês) pode ser visto neste link. 

O documentário dá uma visão abrangente de como a Ford desenvolveu e lançou um dos carros de maior sucesso da indústria. Para conhecer os bastidores da construção desse mito, o produtor Cicely Gilkey foi direto à fonte e gastou incontáveis horas pesquisando nos arquivos da Ford em Dearborn, nos EUA. 

Pesquisa

“A Ford me deu carta branca para pesquisar qualquer arquivo que eu precisasse, disponibilizou o material, permitiu gravações na pista de testes e muito mais”, diz Gilkey. “Também me apresentaram a John Clor, da Ford Racing.” Clor é líder de comunicação da área que produz peças para os veículos esportivos da Ford. Ele também é o canal da marca para os mais de 300 fãs-clubes do Mustang espalhados pelo mundo. 

 “Foi uma grande mudança quando os jovens começaram a influenciar as decisões de compra no começo dos anos 60. Eles não queriam mais o carro velho dos avós”, diz Clor. “Os jovens estavam à procura de algo totalmente oposto ao que viam nas ruas, eles queriam distância dos padrões.”  

Os designers e engenheiros da Ford criaram um veículo com essas características, entregando um pacote de praticidade, estilo, performance e preço acessível, não encontrado em nenhum outro produto. A Ford vendeu mais de 1 milhão de Mustangs nos primeiros 20 meses do lançamento, em abril de 1964, um fato inédito na indústria. 

Personalização

O Mustang contava com as versões cupê, conversível e fastback, com motor de seis cilindros ou V8 e transmissão manual ou automática. A variedade de opções de cores e acabamento eram outros atrativos do modelo. Em 1965, o Shelby GT350 trouxe para as ruas o desempenho de um carro de corrida.

Com tantas opções, encontrar dois Mustangs exatamente iguais era raro, o que criou um apelo de originalidade para o público jovem. O poder de transformação do carro é retratado em um comercial da época, com um homem maduro desejando se tornar jovem ao dirigir um Mustang. 

Esse mesmo espírito continua até hoje. Os proprietários do Mustang podem personalizar o carro usando uma grande variedade de peças e acessórios, tanto originais de fábrica como encontrados no mercado de tuning. Mesmo quem não possui o modelo pode criar o “pony car” dos seus sonhos, usando o aplicativo Mustang Customizer na internet, e depois compartilhá-lo com os amigos nas redes sociais. 

Fonte: Imprensa Ford



Nenhum comentário:

Postar um comentário