O Toyota Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, já está à venda nas 139 concessionárias da marca no Brasil. O modelo, que teve sua chegada anunciada ao País durante o Salão do Automóvel de São Paulo, chega por R$ 120.830,00.
O Prius foi lançado mundialmente em 1997 e está em sua terceira geração. Desde então, cerca de 3,5 milhões de unidades já foram adquiridas por consumidores, principalmente em mercados como Estados Unidos, Europa e Japão.
O carro é equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico. O motor a combustão é movido por gasolina e possui quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc. Com estrutura muito compacta, este motor se destaca por dispensar a utilização de uma correia auxiliar para mover outros componentes do veículo, como o compressor do ar-condicionado, a bomba de água e a assistência elétrica da direção, que funcionam com a eletricidade gerada pela potência do sistema de baterias, colaborando para a redução do consumo de combustível.
O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts e é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.
Dotado de muita tecnologia, o Prius reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW. Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25 km/l.
Design
O Prius apresenta um desenho exterior atrativo, com personalidade própria e característica aerodinâmica compacta, privilegiando a estabilidade e o silêncio ao dirigir.
Dentro da premissa “desenho exterior ótimo, interior máximo”, o Prius reúne o que há de melhor em ergonomia e conforto. Baseado na filosofia Toyota de desenho “Vibrant Clarity” (Clareza Vibrante, em português), os componentes interiores do Prius criam uma atmosfera aconchegante aos ocupantes.
O Prius dispõe de assentos, painéis, portas e volante com forração em couro. Estes elementos valorizam o modelo, proporcionando um aspecto de luxo e elegância. Por outro lado, os encostos dos assentos traseiros são rebatíveis no formato 60/40, possibilitando o transporte objetos longos, que extrapolam as dimensões do porta-malas.
O Prius dispõe de assentos, painéis, portas e volante com forração em couro. Estes elementos valorizam o modelo, proporcionando um aspecto de luxo e elegância. Por outro lado, os encostos dos assentos traseiros são rebatíveis no formato 60/40, possibilitando o transporte objetos longos, que extrapolam as dimensões do porta-malas.
Recarga de bateria
Por dispensar carga externa, ou seja, não ser carregado na tomada, o Prius que chega ao Brasil tem diversas formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.Modos de direção
Visando a máxima economia de combustível, o Prius permite ao motorista selecionar quatro modos de condução, Normal, EV (Eletric Vehicle), Eco e PWR (Power) para otimizar a dirigibilidade de acordo com as necessidades do momento.
Fonte: Imprensa Toyota
Nenhum comentário:
Postar um comentário