Módulo do novo sistema ABS - recurso neutraliza a operação falha do freio, garantindo mais segurança |
Helder Lima
A Bosch desenvolveu um sistema antibloqueio de frenagem especialmente para uso em motos pequenas e scooters.
Sistema de nona geração deve ser aplicado na roda dianteira |
“Essa nova geração do ABS oferece mais segurança a um baixo custo”, diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Bosch. “O ABS pode reduzir o número de acidentes com lesões e mortes”, conclui.
Conhecido como versão light do ABS 9 para motos, este sistema está em desenvolvimento no centro de segurança para motocicletas, no Japão, em parceria com um fabricante de motos da Índia. A produção em série começa em 2013.
A unidade hidráulica da versão light do ABS 9 compreende somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de referência é calculada pelo sistema com base na informação transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, também é possível instalar um segundo sensor na roda traseira.
Com essa configuração, as taxas de desaceleração correspondem como um sistema de dois canais e, com isso, é possível neutralizar qualquer levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga ao sistema.
O software para essa nova geração do ABS foi otimizado para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. Para motos maiores e mais potentes, a Bosch oferece um sistema ABS mais completo, que controla ambas as rodas e oferece funções adicionais como, por exemplo, os eCBs (eletronic Central Braking System) integrados, que funcionam nas rodas dianteira e traseira mesmo quando o condutor aciona apenas um dos freios.
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