quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Caminhões Iveco dominam segunda e mais difícil etapa do Rali Dakar

Perigosas dunas do deserto de Ica são vencidas com habilidade dos pilotos e eficiência técnica dos caminhões da marca. Fotos: José Mário Dias

A bordo do Iveco Powerstar, o holandês Gerard De Rooy foi novamente o mais rápido na segunda etapa do Rali Dakar 2013 e estabeleceu-se como líder na classificação geral na categoria “caminhões”. 

Como esperado, os 242 quilômetros foram o primeiro grande desafio da 35 ª edição da corrida mais difícil do mundo. O trecho de velocidade livre testou não só a capacidade dos caminhões de contornar as altas dunas de areia fofa do deserto de Ica, mas também a capacidade da equipe em relação à navegação. 

De Rooy, depois de ultrapassar um percurso fatídico de 120 quilômetros, impôs um forte ritmo que lhe valeu a vitória na segunda etapa consecutiva, um resultado que confirma a sua liderança na classificação geral com uma vantagem de 2 minutos 16 segundo de seu rival mais próximo. 

Hans Stacey, a bordo do Iveco Trakker Evolution III, perdeu um pouco mais de 26 minutos e caiu para o sétimo lugar na classificação geral. “Foi uma etapa muito especial, pois além de testarmos, de forma rigorosa, toda a capacidade técnica dos caminhões e nossa perícia ao volante e na navegação, presenciamos lindas paisagens de altas dunas. Apesar da tensão vivida em descidas, no geral, eu estou feliz, especialmente porque fomos capazes de atacar nos quilômetros finais”, disse Gerard no acampamento de Pisco. 

Com seu desempenho consistente durante o dia, o bi-campeão mundial de rali, o italiano “Miki” Biasion, alcançou o terceiro lugar na classificação geral com seu Iveco Trakker Evolution II.  “Hoje começou de fato o Dakar”, descreveu Miki em sua primeira conversa com jornalistas após a segunda e dura etapa.  “Foi uma etapa com dunas traiçoeiras, onde tínhamos que prestar muita atenção à navegação e era muito fácil cometer erros e perder tempo valioso.” 

Enquanto isso,  o  piloto René Kuipers, continua a adicionar quilômetros e experiência à bordo do Iveco Trakker Evolution III. Mesmo sendo um estreante, o piloto está em décimo primeiro lugar na classificação geral. 

A terceira etapa, de Pisco a Nazca, será outro capítulo difícil de Dakar com 243 quilômetros de especiais dunas altas, com declives acentuados que desafiam os mais experientes pilotos e os mais preparados caminhões da temporada. 

A classificação geral após duas etapas 
1º De Rooy (NLD)-Colsoul (BEL)-Rodewald (NLD) IVECO 03:00:59 
2º Loprais (CZE)-Bruynkens (BEL), Pustejovsky (CZE) TATRA +2:16
3º Biasion (ITA)-FLORES (ITA), Huisman (NLD) IVECO +10:55 
4º KOLOMY (CZE), Kilian (CZE)-KILIAN (CZE) TATRA +19:13 
5º Nikolaev (RUS)-Savostin (RUS)-Rybakov (RUS) KAMAZ +20:20 
6º Versluis (NLD)-Schuurmans (NLD) DAMEN-MAN (BEL) +21:49 
7º Stacey (LND)-RUF (DEU)-DER Kinderen (NLD) IVECO +25:54 
8º VALTR (CZE)-FIRST (CZE), Kalina (CZE) DAF +30:26 
9º Mardeev (RUS)-Belyaev (RUS)-Mirniy (RUS) KAMAZ +30:36 
10º VAN DEN BRINK (NLD)-Willemsen (BEL)-VEENVLIET (NLD) GINAF +30:49 
11º Kuipers (LND)-Van EERD (NLD)-Torrallardona (ESP) Iveco +36:44

Vídeo do Rali Dakar 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário