domingo, 13 de janeiro de 2013

Ford Fusion Energi é eleito o “Carro Conectado do Ano” na maior feira de tecnologia do mundo



O Ford Fusion Energi, novo híbrido plug-in (que pode ser recarregado na tomada), foi anunciado hoje como o “Carro Conectado do Ano 2013” durante a CES International, o maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O prêmio foi conferido pela revista Connected World.

O novo Fusion oferece o conjunto mais avançado de conectividade e sistemas de assistência ao motorista no segmento de sedãs de luxo. Sua versão híbrida plug-in é equipada de série com sistema de conectividade SYNC de última geração e o aplicativo para smartphones MyFord Mobile.

“O SYNC nos ajudou a evoluir como fabricante de veículos, a pensar e agir mais como uma empresa de tecnologia, e trouxe um novo nível de abertura que mudou para sempre a nossa visão de negócios e o modo como respondemos aos nossos consumidores”, diz Paul Mascarenas, chefe técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. “O SYNC incorpora a filosofia da Ford de ir além e transformar ideias inovadoras em produtos úteis e acessíveis para milhões de pessoas.”

Disponível no Fusion e outros modelos da Ford, o premiado sistema de conectividade SYNC permite ao motorista fazer chamadas e tocar músicas por comando de voz, conectando celulares, tablets e aparelhos digitais via Bluetooth ou USB.

Nos Estados Unidos, o sistema possibilita também o acesso a uma série de serviços, como informações de trânsito, navegação, diagnóstico remoto do veículo e atendimento de emergência, entre outros.

Todos os veículos plug-in da Ford - incluindo o Fusion Energi, C-MAX Energi e Focus Electric - contam com o aplicativo MyFord Mobile, para acesso remoto a dados do veículo usando o celular ou um computador conectado à internet. Ele permite obter informações como: carga da bateria, autonomia estimada e quantidade de carga necessária para distâncias adicionais de viagem. Também possibilita programar o horário de recarga na rede elétrica, aproveitando as tarifas mais baratas (nos Estados Unidos, o preço da eletricidade varia com a hora do dia).


Contam ainda com o aplicativo MapQuest para localizar estações de carga, checar a autonomia do carro até a estação mais próxima, criar um roteiro com múltiplas paradas de recarga e localizar o veículo por meio do celular.


Outras funções do sistema incluem:• Receber alertas se o veículo não for carregado no horário programado, se a recarga for interrompida devido a falta de energia, retirada da tomada ou outro motivo;
 Receber alertas quando o veículo atingir um nível de carga determinado ou suficiente para a autonomia desejada;
 Climatizar o veículo por comando remoto, usando a energia da rede elétrica para resfriar ou aquecer a cabine;
 Travar ou destravar o veículo por comando remoto;
 Usar o sistema de GPS embarcado para localizar o carro;
 Baixar dados de desempenho e sistemas do veículo;
 Obter dados de uso e desempenho do veículo que podem ser postados no Facebook ou Twitter;
 Fazer avaliações divertidas sobre o seu comportamento na direção, com classificações que vão de “zen” a “animado”; e
 Receber informações personalizadas, de acordo com a chave utilizada no carro.

Assistência ao motorista
O Fusion Energi possui uma gama completa de tecnologias de assistência que ajudam a manter o motorista conectado ao que acontece ao seu redor, disparando alertas contra potenciais riscos e oferecendo assistência para evitar acidentes. Seu conjunto de radares e sensores ultrassônicos, ópticos e de movimento mantém o motorista informado sobre as áreas que ele não pode ver.

Fazem parte desse arsenal o sistema de alerta de manutenção na faixa, sistema de monitoramento de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado, estacionamento automático, piloto automático adaptativo, alerta de colisão e câmera de ré. 


“Essas novas tecnologias estendem os sentidos do motorista e oferecem um nível inédito de assistência na categoria”, diz John Jraiche, engenheiro-chefe do Fusion. “E o novo Fusion torna essas tecnologias mais acessíveis do que nunca.” (08/01/2013)

Fonte: Imprensa Ford


Nenhum comentário:

Postar um comentário