sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ford lança novos aplicativos para o sistema Sync nos Estados Unidos



A Ford ampliou o leque de serviços que podem ser acessados na América do Norte com o SYNC, sistema de comunicação e entretenimento presente nos novos veículos globais da marca, por meio de parcerias com empresas criadoras dos aplicativos mais populares nessa área. O anúncio foi feito durante a CES 2013 (Consumer Electronics Show), o maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas.

Os novos serviços incluem desde o acesso a milhares de músicas e estações de rádio, ao vivo e sob demanda, versões em áudio de artigos de jornais e revistas e sugestões de diversão para casais na cidade, até um localizador em tempo real para ser compartilhado com os amigos.

Para operar com esses programas o SYNC dispõe do AppLink, o sistema mais avançado de conectividade e interface com smartphones para automóveis. Ele permite ao motorista acessar os aplicativos do smartphone por comando de voz ou pelos botões na direção, sem precisar tirar as mãos do volante e desviar a atenção da pista. Hoje, o SYNC AppLink já equipa mais de 1 milhão de veículos.

“Os novos aplicativos ampliam a funcionalidade do SYNC e agregam valor ao veículo. O seu objetivo é reduzir a distração causada pelo uso de smartphones ao volante, transformando a qualidade do tempo que as pessoas passam na direção com novas opções de informação e diversão, sem comprometer a segurança”, diz Doug VanDagens, diretor global de Serviços Conectados da Ford.
Os novos serviços disponíveis para o Ford SYNC incluem o BeCouply, Aha, Rhapsody, Glympse e Kaliki, descritos a seguir.

Diversão para casais

O novo aplicativo BeCouply, lançado na CES 2013, é voltado para casais que querem sugestões de baladas e diversões noturnas na cidade, como boliche ou um jantar romântico. Basta entrar no aplicativo e perguntar: “Quais são os melhores programas da região?”. O programa fornece uma lista de opções e, quando uma delas é selecionada, informa também o endereço, horário de funcionamento e outros detalhes.

30.000 opções na nuvem

O Aha é um serviço gratuito que conecta o veículo a mais de 30.000 estações de áudio, usando a nuvem da internet e um formato similar ao rádio, de fácil operação para o motorista. Ele permite selecionar, por comando de voz, os sites de música preferidos na internet, estações de rádio, notícias, entretenimento, audiolivros, posts no Facebook e Twitter, além de estações com indicação de alimentação, cafés, hotéis, previsão do tempo e outras.

Os usuários do SYNC podem baixar o aplicativo gratuitamente para iPhone ou Android, memorizar suas estações preferidas e continuar a ouvir o Aha ao chegar ao destino e sair do carro, usando o smartphone.

Música sob demanda

O Rhapsody, maior serviço de música sob demanda, ganhou com o Ford SYNC AppLink a sua primeira integração completa para automóveis. A novidade representa um grande passo dentro da estratégia de levar esse serviço popular aos lugares onde as pessoas passam o maior tempo ouvindo música: no carro e na sala de estar.

Os usuários do Rhapsody estão levando cada vez mais a música para a estrada. Em uma recente pesquisa, 40% deles disseram ouvir o Rhapsody no carro, mais do que em qualquer outro lugar - só 13% ouvem rádio.

Localização em tempo real

O Glympse é um serviço pioneiro de tecnologia móvel que permite às pessoas compartilhar a sua localização em tempo real com a família e os amigos, por um tempo determinado. Para usá-lo, o motorista precisa instalar o aplicativo em um smartphone com plataforma iOS ou Android. O sistema SYNC reconhece automaticamente o aplicativo, com o telefone conectado via USB ou Bluetooth.

Com o Glympse ativado, basta apertar o botão de comando de voz na direção e enviar um Glympse para o email ou celular de um amigo, ou pelo Facebook ou Twitter. O destinatário pode então monitorar a movimentação do veículo em tempo real, em um mapa dinâmico no smartphone ou computador. Quando o limite de tempo selecionado termina, a localização deixa de ser atualizada.

Jornais em áudio

Conhecido como “banca de jornais em áudio”, o Kaliki é um novo aplicativo para smartphones Android que disponibiliza versões em áudio de matérias dos principais jornais e revistas. Uma versão para iPhone será lançada em breve. Um de seus diferenciais é o uso de locutores profissionais na leitura das matérias.

O Kaliki tem parceria com publicações de vários gêneros, como Shape Magazine, TV Guide, Men’s Fitness, OK! e Agence France-Presse. O Wall Street Journal, maior jornal dos Estados Unidos, o USA Today e jornais locais também aderiram ao programa, que é gratuito para os usuários do SYNC.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário