terça-feira, 29 de janeiro de 2013

HB20X: Hyundai entra no segmento de ‘off-road leve’

Com estilo igual ao dos concorrentes, HB20X disputa o consumidor que pode pagar pelos diferenciais de acabamento

Helder Lima

A Hyundai lançou nesta semana a versão off-road leve de seu compacto HB20, destinada exclusivamente ao mercado brasileiro para concorrer dentro de um segmento que tem representantes como Fiat Weekend Adventure, Crossfox e Sandero Stepway.

Traseira apresenta para-choque reforçado e laterais trazem
apliques exclusivos, com logotipo que identifica a versão
Todos são modelos que apresentam roupagem para o fora-de-estrada, como para-choques reforçados e molduras de plástico nos para-lamas, mas guardam mecânica próxima das versões que lhes dão origem.

No caso da Hyundai, o HB20X traz detalhes de acabamento bem próximos dos concorrentes e preço de R$ R$ 48.755 a R$ 54.455. A letra ‘X’ que adere ao nome significa que o carro é um crossover, voltado para a aventura.

Mas a tração permanece apenas no eixo dianteiro. O carro pode até encarar um caminho de terra, mas terá dificuldade para vencer uma rampa molhada, por exemplo, o que requer ao menos um diferencial autoblocante, recurso que nessa categoria apenas o concorrente da Fiat apresenta.

Versão topo do HB20 oferece vocação
aventureira a partir de R$ 48 mil
A suspensão do novo modelo foi elevada em quatro centímetros e as molas também são mais robustas. O modelo será montado na fábrica da montadora em Piracicaba (SP) e sua produção deve começar na próxima semana.

O HB20X terá quatro versões: Style manual, Style automático, Premium manual e Premium automático. As duas versões mais sofisticadas oferecem acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento, volante de couro e painel diferenciado.

No acabamento, o carro apresenta rodas de liga leve com desenho exclusivo e aro de 15 polegadas, faróis auxiliares, molduras laterais e nos para-choques com a composição de plástico e alumínio. O interior praticamente não muda em relação às outras versões.

Motor 1.6 produz 128 cv de potência

Todas as versões do HB20X são equipadas com propulsor flex 1.6 16V, de quatro cilindros em linha e disposição transversal dianteira, que produz 128 cv de potência máxima (com etanol) a 6 mil rpm. Essa é uma boa marca para um motor 1.6, que está acima da média de potência dos concorrentes. O torque, por sua vez, é de 16,5 kgfm (com etanol) a 5 mil rpm.

Interior não traz diferenciais em relação a outras versões,
mas tem bom nível de acabamento e comandos funcionais
O câmbio é manual de cinco velocidades ou automático de quatro marchas. Com a primeira opção, o carro acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h; já com a alternativa automática ele é um pouco mais lento: acelera de zero a 100 km/h em 11,5 segundos e chega à máxima de 174 km/h – essas marcas consideram o uso do etanol.

Na relação de equipamentos de segurança, todas as versões trazem airbag duplo, barras de proteção nas portas e freios ABS com EBD. Como itens de conforto, as versões também trazem de série ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, equipamentos que são obrigatórios nessa faixa de preço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário