Um modelo Ford GT de 1.723 cv preparado pela Performance Power Racing foi certificado como o carro mais rápido do mundo homologado para as ruas. O modelo chegou à velocidade de 453 km/h partindo da imobilidade em um percurso de uma milha (1,6 km) e entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book. A avaliação aconteceu no Complexo Espacial da NASA, nos Estados Unidos, e pode ser vista neste vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7ODBL2r0vwA.
Um dos avanços que permitiram ao Ford GT alcançar esse resutado foi o uso de uma nova liga de alumínio capaz de suportar altíssimas temperaturas, chamada Pandalloy. Fruto de uma parceria das empresas Performance Power Racing e Pratt & Whitney, o material foi produzido com base em tecnologia aeroespacial e desenvolvido especialmente para o Ford GT conquistar o recorde mundial.
“As corridas de automóveis têm sido um campo perfeito para a aplicação de algumas das novas tecnologias que estamos desenvolvendo para o mercado. O projeto Pandalloy é um exemplo muito empolgante. Essas novas ligas de alumínio são muito superiores às que existem hoje no mercado e estamos entusiasmados em ver até onde poderemos levar os limites de desempenho e eficiência, com impacto positivo no mundo. Nós quebrarmos recordes para provar que esses sistemas e projetos realmente têm uma função e podem ser aplicados em veículos de todos os tipos”, diz Johnny Bohmer, dono da performance Performance Power Racing.
Com o resultado do Ford GT, a Performance Power provou que a tecnologia aeroespacial pode ser efetivamente usada em veículos para aumentar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2.
“Toda a nossa equipe trabalhou muito para esse resultado e estamos orgulhosos por ajudar a colocar o Ford GT no livro dos recordes como o carro de rua mais rápido do mundo”, completa Bohmer. “Quando a NASA nos permitiu o acesso a uma parte de suas instalações, tivemos oportunidade de explorar essas tecnologias e compartilhar seus benefícios. Esse projeto reúne uma quantidade enorme de pesquisas e estamos apenas na superfície de onde podemos chegar com a sua aplicação.”
Fonte: Imprensa Ford
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