terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Audi: Versão esportiva do Q5 será vendida no País


Utilitário alemão traz motor a gasolina V6 3.0 TFSI, que produz 354 cv na faixa de 6.000 a 6.500 rpm
Helder Lima

O novo Audi SQ5, versão esportiva do utilitário Q5 que será apresentada no Salão do Automóvel de Detroit (EUA), entre 14 e 27 de janeiro, será equipado pela primeira vez com um motor a gasolina. O veículo com propulsor 3.0 TFSI foi desenvolvido para mercados como Estados Unidos, Canadá e China e será vendido no Brasil no final de 2013.

O modelo acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). 

O motor do novo SUV é um ‘supercharged’ V6, com 2.995 cm³ e compressor acionado por correia do virabrequim, com dois rotores que giram a mais de 20.000 rpm. 

O compressor trabalha com pressão de 0,8 bar. Dois intercoolers resfriam o sistema. O compressor está localizado mais à frente da válvula borboleta, o que demanda menos potência do motor quando a densidade do ar de admissão está abaixo do nível de sobrealimentação e quando se movimenta. Comandos de válvulas de admissão variáveis e flaps fornecem eficiência de carregamento nas câmaras de combustão.  

O motor produz 354 cv de potência entre 6.000 e 6.500 rpm e entrega 47 kgfm de torque entre 4.000 e 4.500 rpm. O Audi SQ5 consome, em média, 11,76 km/litro e a emissão de CO2 é de 199 g/km.

O veículo é equipado com transmissão automática de oito velocidades, que pode ser acionada também por meio de borboletas no volante, e tração permanente quatro com vetorização de torque, que garante maior controle e estabilidade ao modelo.


Visual valoriza detalhes

O visual esportivo é marcado, na dianteira, pela grade do radiador em cinza-platinum, com barras horizontais com acabamento em alumínio, e pelos para-choques distintos. O spoiler no teto também é particularmente atraente, assim como os emblemas V6 que adornam os para-lamas dianteiros. O pacote com acabamento em alumínio destaca janelas e retrovisores externos. Há ainda duas opções de finalização com efeito cristal: o Azul Estoril e o Preto Panther.


Interior traz materiais nobres


O interior esbanja esportividade, com painel de instrumentos com mostradores na cor cinza e números brancos, pedais e shift-paddles com acabamento em alumínio brilhante. A cor predominante do lado de dentro é o preto, mas há a opção de teto na cor prata Silver. 

Os bancos esportivos são recobertos com uma combinação de dois tipos de couro, com quatro cores opcionais de revestimento. Os detalhes são em alumínio escovado, com opção de carbono ou madeira, entre outros materiais. 

A lista de equipamentos traz itens como faróis de xênon plus com luzes diurnas de LED e protetor em aço inoxidável para a porta do compartimento de bagagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário