domingo, 6 de janeiro de 2013

Mercedez-Benz: Classe E antecipa tecnologias de assistência

Classe E tem desenho mais elegante e dinâmico, com destaque para o friso lateral que ficou mais baixo
Helder Lima

Com novos motores e sistemas de assistência e também nova linguagem de design, a Mercedes-Benz modernizou a Classe E para reforçar sua imagem na categoria de luxo.

Mercedes-Benz E-Class Estate
Os sedãs e stations da linha trazem 11 novos sistemas de assistência, que serão adotados na futura Classe S. Esses sistemas combinam itens de conforto e segurança, o que a Mercedes-Benz classifica como “direção inteligente”.

As inovações incluem sistemas que podem ajudar a evitar acidentes com veículos trafegando na transversal ou com pedestres, ou manter o veículo na faixa, o que pode evitar acidentes com carros vindos em sentido contrário. 

Mercedes-Benz E-Class Cabriolet
A Mercedes-Benz revisou toda a série de modelos da Classe E de maneira mais abrangente do que em qualquer momento anterior para tornar disponíveis os últimos avanços tecnológicos. 

A nova Classe E oferece um design mais escultural, com aparência elegante e esportiva, assim como conforto aprimorado, equipamentos de alta qualidade, eficiência e prazer ao dirigir. 

Mercedes-Benz E-Class Coupe
A nova linha é equipada com motores a gasolina e a diesel. Todos são equipados com o sistema ECO start/stop, que desliga automaticamente o motor quando o trânsito para.

Uma novidade é a expansão da família BlueDIRECT de motores a gasolina com a inclusão de um quatro cilindros com injeção direta com aspersão direcionada, baseado na mesma tecnologia utilizada na última geração dos motores de seis e oito cilindros.

Mercedes-Benz E-Class
Este pacote tecnológico inclui injetores de ação rápida para múltiplas injeções, ignição rápida multifaíscas, turboalimentação, comando de válvulas com ajuste integral na admissão e descarga, assim como bomba de óleo controlada.

Design busca elegância e dinamismo

Uma nova linha e uma faixa tridimensional reposicionada dão ao sedã e à station novas proporções. 

Interior tem acabamento do painel em dois níveis,
combinando materiais como madeira e alumínio
Visualmente, o veículo é beneficiado em termos de comprimento. A carroceria ressalta o friso lateral, que foi reposicionado mais abaixo. No conjunto, a Classe E parece mais longa e elegante.

No interior, uma novidade é o acabamento em dois níveis que se estende pelo painel. Ele é oferecido em madeira ou alumínio, independentemente da linha de equipamento.

Também novo é o conjunto de instrumentos com três tubos, o display trapezoidal da unidade principal com aparência plana e o design das saídas de ar, assim como o relógio analógico entre as duas saídas de ar centrais.

Motorizações e versões

A linha da Classe E mostrada em dezembro em Stuttgart (Alemanha) oferece dez opções de motores a gasolina, com configurações de quatro cilindros, V6 e V8, e capacidade volumétrica de 1,9 a 4,6 litros.

A gama de potência, por sua vez, vai de 184 a 408 cv, e o torque, de 30 a 60 kgfm, em regimes relativamente baixos de rotação. 

A linha a diesel traz oito opções para o consumidor, e a versão topo, a E 300 BlueTEC HYBRID, oferece tecnologia de propulsão híbrida, com produção de 204 cv em motor de quatro cilindros, reforçada por propulsão elétrica com 26 cv adicionais.

Esse veículo consome 24,39 km/l e produz 107 g/km de CO2, ocupando posição de liderança entre os modelos mais econômicos da categoria de sedãs médios.





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