sábado, 26 de janeiro de 2013

Crash Test da DEKRA aponta alto nível de segurança no Toyota Prius



A DEKRA – multinacional alemã líder em serviços para o mercado automotivo – realizou um crash test com o novo modelo do Toyota Prius, veículo híbrido que utiliza tecnologia que combina bateria e combustão. As simulações foram realizadas no Centro de Testes da DEKRA na cidade de Neumünster, na Alemanha, e os resultados dos testes demonstraram alto nível de segurança em casos de acidentes com o veículo. 

O primeiro teste realizado simulou uma colisão frontal a 50 km/h. Um segundo, uma colisão traseira a 49 km/h. Na avaliação dos resultados, Peter Rücker, líder do Centro de Crash Test da DEKRA, explicou que tanto a bateria quanto a comunicação elétrica estão dentro dos padrões de segurança exigidos para carros híbridos, já que em poucos segundos após o impacto a corrente elétrica da bateria é cortada e cai de 200V para 60V, conforme estipulam as normas.

 “Além disso, a bateria deve estar bem acondicionada e em local apropriado para que, em caso de colisão, não se desloque. Também deve haver um espaço mínimo entre as peças do veículo e a bateria. A terceira geração do Prius mais uma vez foi aprovada nestes quesitos”, diz Rücker. 

Desde o projeto piloto até agora, o modelo também mostrou melhorias em outros componentes importantes como nos cabos de alta tensão, que na nova versão não apresentam mais o risco de deslocamento, danificando o cabo de comunicação elétrica do veículo em caso de colisão.

 Os crash tests realizados pela DEKRA seguiram as rígidas exigências do mercado nipônico e foram aprovados pelas autoridades japonesas responsáveis pelo tráfego nas rodovias. “A partir de agora, a DEKRA é a única empresa alemã com autorização para certificar a segurança dos carros japoneses. Isso permite, inclusive, que certifiquemos veículos europeus que queiram entrar no Japão, o que torna o processo muito mais fácil e econômico para as montadoras alemãs”, enfatiza Rücker. “Esse reconhecimento nos destaca perante nossos concorrentes, pois nenhuma outra empresa alemã está autorizada a prestar esse tipo de serviço”, conclui.


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