segunda-feira, 29 de julho de 2013

Novo Mercedes-Benz S63 AMG alivia peso e ganha eficiência

Sedã de luxo tem desempenho de carro grande e consumo de médio: 10 km/l para uma usina de potência
Helder Lima

A Mercedes-Benz lançou na segunda, 22, na Alemanha o novo S63 AMG. O sedã mais potente do segmento de luxo estabelece novos parâmetros em termos de dinâmica de condução, construção com baixo peso e eficiência energética.

O motor V8 biturbo AMG com 5,5 litros, o mais potente da família de motores BlueDIRECT, com 430 kW (585 cv) e torque de 90 kgfm, entrega sem esforço o máximo em performance. 
Graças à construção sistemática com baixo peso, o S 63 AMG é até cem quilos mais leve que seu antecessor. A combinação de um sistema de propulsão eficiente com peso reduzido levou a um consumo de cerca de 10 km/l, o que é uma marca razoável para um veículo de alta propulsão. As emissões de CO2 ficam entre 237 e 242 g/km.

O novo S 63 AMG também é oferecido pela primeira vez com a opção do sistema de tração integral 4MATIC orientado para o desempenho. Ele não apenas melhora a tração do carro, como traz uma nova dimensão ao comportamento dinâmico em seu segmento.

O design, equipamentos e detalhes do S 63 AMG atendem aos mais altos padrões em termos de atratividade, qualidade e perfeição. Os preços do modelo variam de 149,8 mil euros (versão curta) a 152,6 mil euros (versão longa).

A economia de peso foi obtida principalmente graças ao uso das rodas AMG de ligas forjadas, de uma bateria leve de íons de lítio e da otimização do peso do sistema de freios compostos AMG de alta performance.

O revestimento externo do Classe S, inclusive o teto e a parte dianteira da carroceria, é feito em alumínio. A instalação do compartimento para guardar o estepe feito de fibra de carbono, material usado na Fórmula 1, reduziu o peso em mais quatro quilos.

Transmissão trabalha com tecnologia de personalização

O máximo de individualização e dinamismo são as qualidades da transmissão esportiva de sete velocidades. Três modos de operação – “C” (Controlled Efficiency), “S” (Sport) e “M” (Manual) – proporcionam a cada motorista um acerto personalizado.

No modo “C”, orientado para o conforto, a função ECO start/stop é ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as trocas de marcha vão privilegiar o conforto, com maior suavidade. No modo “C”, normalmente o carro arranca em segunda marcha.

Nos modos “S” e “M”, o motor e a transmissão são mais ágeis e a função ECO start/stop é desativada. Um breve e preciso retardo na ignição e injeção quando o acelerador estiver aberto leva a trocas de marcha ainda mais rápidas e acusticamente emocionantes. 

Escapamento esportivo

O sistema de escapamento esportivo do S 63 AMG tem flaps controlados por computador nos dois silenciadores traseiros. Quando a transmissão estiver no modo “C” (Controlled Efficiency - eficiência controlada), os flaps se mantêm fechados a maior parte do tempo, tornando mais discreto o som do motor - perfeito para longas viagens e dando maior conforto a quem anda atrás. Nos modos “S” (Sport) e “M” (Manual), os flaps são abertos mais cedo e mais espontaneamente, especialmente se o motorista tiver um estilo de direção mais dinâmico. O resultado é o marcante som característico da AMG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário