Helder Lima
A Fiat começa a vender em agosto a linha 2014 do Fiat 500, o subcompacto mundial da marca fabricado no México, que traz como novidade a tecnologia flex para o motor 1.4 16 V MultiAir, de 105 cavalos, que antes andava apenas com gasolina.
Motor MultiAir teve a taxa de compressão aumentada em 8% para trabalhar com etanol |
Segundo a montadora, o desafio para o desenvolvimento do motor bicombustível foi o aumento da taxa de compressão (que cresceu em 8%) e a nova abordagem em relação à admissão do ar, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão, uma tecnologia diferenciada do MultiAir.
Com a taxa de compressão mais alta (11,7:1) para otimizar também a queima do etanol, foram necessárias mudanças em alguns componentes. O novo motor flex possui pistões de baixo atrito e, para suportar o uso de etanol, traz ainda novas bronzinas e junta do cabeçote, ambas com origem no motor T-Jet. A nova junta de cabeçote é metálica e com multicamadas, que garante a vedação em altas pressões de combustão.
Outra alteração do motor foi a adoção do coletor de aspiração com quinto bico injetor para partidas a frio. A pulverização de combustível ganha em eficiência, pois este injetor de gasolina também é controlado eletronicamente.
Se comparado aos sistemas tradicionais, este quinto injetor garante benefícios na dirigibilidade a frio e menor emissão de poluentes.
Sistema eletro-hidráulico gerencia a admissão de ar
A tecnologia MultiAir chegou ao mercado brasileiro com o Fiat 500 a partir de 2011. O MultiAir é um sistema eletro-hidráulico de acionamento das válvulas, que permite um controle dinâmico e direto do ar admitido pelo motor, controlando também indiretamente a combustão, cilindro a cilindro e ciclo a ciclo.
O gerenciamento é eletrônico. Graças ao controle da quantidade de ar admitida nos cilindros, o MultiAir oferece como principais benefícios a redução de emissões e de consumo de combustível, aumento de potência máxima e torque, além de melhor resposta dinâmica. No MultiAir, a admissão do ar é mais precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário