domingo, 21 de julho de 2013

Ford mostra versões não fabricadas do Mustang

Montadora divulga estudos que colaboraram para que o esportivo pudesse amadurecer e ganhar as ruas nos EUA
Helder Lima

O Ford Mustang vai comemorar 50 anos de seu lançamento em 2014, mas a montadora já está desenvolvendo ações para chamar a atenção para a data. Nesta semana, a marca divulgou conceitos e protótipos que não passaram da fase de estudos, mas foram importantes para que o veículo se consolidasse com as características que fizeram sua história. Os técnicos da Ford construíram e testaram vários carros que tinham como meta ostentar o símbolo do cavalinho galopante, mas só uma pequena fração deles realmente entrou em produção.
Avanti - Modelo foi uma das primeiras apostas da montadora
para criar o veículo esportivo compacto para o padrão americano

O Avanti, em 1962, foi uma das primeiras apostas de como seria um esportivo pequeno – para os padrões americanos, naturalmente – de quatro lugares da Ford. O cupê rebaixado foi apenas um dos inúmeros estudos de design avaliados até a direção da empresa aprovar a produção do Mustang. Embora a forma final do Avanti não tenha sido a escolhida, o seu teto fastback foi adotado no Mustang 1965 de produção. O processo de criação de um carro novo envolve um extenso trabalho de edição de ideias e esta foi uma das muitas que não sobreviveram à peneira.
O Mach 2 é outro modelo que nunca foi
além da exibição no circuito de salões

Quando se tem um produto de grande sucesso como o Mustang, necessariamente é preciso pensar em como capitalizar essa ideia. O Mustang usou como ponto de partida a plataforma do "compacto" Falcon de duas portas e uma versão de quatro portas foi pensada como forma de completar essa ideia. Felizmente para os fãs do Mustang, as cabeças frias prevaleceram.

Alegro II
Em 1967, os designers da Ford resolveram retomar um dos conceitos originais do projeto do Mustang de 1962, adotando uma nova proposta de forma e de nome. Tendo como base o cupê Avanti, toda a área envidraçada foi removida e substituída por um parabrisa baixo, de estilo speedster, com nova traseira e paralamas em formato de asa. Como a Studebacker, hoje extinta, já tinha usado o nome Avanti em sua linha, o conceito retrabalhado foi chamado de Allegro II, remetendo a um dos primeiros estudos de design do carro.

MACH 2
O Mustang já batia recordes de vendas após o seu lançamento em 1964 quando o chefe de design Gene Bordinat e o time de Veículos Especiais da Ford resolveu rearranjar as partes do conceito Mach 2. O motor V8 Hi-Po 289 foi transferido da frente para trás dos bancos, estudo que serviu para a sua avaliação como um possível sucessor do Shelby Cobra. Mesmo com motor central, o Mach 2 manteve as proporções de frente longa e traseira curta que caracterizam o Mustang. O Mach 2 é outro modelo que nunca foi além da exibição no circuito de salões.

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