quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ford Mustang: um “astro” de cinema com 3.000 aparições nas telas

Mustang de “Bullitt”
O Ford Mustang tem uma carreira de sucesso nas telas comparável à de grandes astros do cinema. Desde a sua primeira aparição em “Goldfinger”, com James Bond, passando por “Bullitt” com Steve McQueen até a nova versão de “Need for Speed” – que estreia em 2014 e pode ser vista neste trailer – ele já soma cerca de 3.000 participações em filmes e produções de TV. Com um currículo desses, não será estranho se um dia for convidado a entrar na Calçada da Fama de Hollywood.
Mustang de James Bond em “Goldfinger”

O Mustang é tão popular que ganhou um site na internet onde o público ajuda a catalogar as participações do “pony-car” em filmes. “Meu interesse pelo Mustang começou em 1966, quando eu tinha 14 anos”, conta Stefan Thorarensen, fundador do The Icelandic Mustang Club, da Islândia. “Minha tia comprou um Mustang Fastback 1965 vermelho e nunca mais esqueci.” 

Mustang de James Bond em “Goldfinger”
Stefan começou colecionando fitas VHS e DVDs e sua paixão pelo carro cresceu. Em 2009, ele criou uma lista com 300 filmes e programas de TV que deu início ao site Mustang in the Movies (MustangImdb.com). Desde então, cerca de 100 colaboradores ajudaram a engrossar a lista que já conta com cerca de 3.000 títulos e conta também com a contribuição brasileira. Um dos registros recentes é o do 2005 Mustang GT Coupé exibido na novela Sangue Bom, da Rede Globo.

Mustang de “Alcatraz
Esse trabalho colaborativo é uma demonstração da força do Mustang, um sucesso mundial que reúne fãs-clubes até de países como Islândia, Polônia e Nova Zelândia, onde o carro nunca foi vendido oficialmente.

Protagonista

Mustang de “Alcatraz
O Mustang estreou cedo nas telas e nunca mais saiu de cena. Apenas oito meses depois do seu lançamento, na Feira Mundial de Nova York de 1964, um modelo conversível branco foi usado pela bela assassina que perseguiu James Bond em “Goldfinger”. Vários anos depois, o próprio Bond assumiu o volante do “pony-car” nas ruas de Las Vegas em “Os Diamantes são Eternos”.

Mustang Eleanor 1967 "60 Segundos"
Em 1968 o Mustang já era um ícone nas ruas, mas Steve McQueen o transformou em um astro do cinema com personalidade própria, naquela que é conhecida como a melhor perseguição de carros já filmada, o clímax final de 9 minutos de “Bullitt”. A mesma sequência foi refeita 44 anos depois para a TV, no final da série “Alcatraz”.

A refilmagem de “60 Segundos”, no ano 2000, produziu outro clássico, um Mustang Eleanor 1967 prata e preto, dirigido por Nicolas Cage. Este carro foi vendido recentemente em um leilão por mais de R$1 milhão e ganhou diversas réplicas.
Mustang "Need for Speed 6"


Volta às telas

No ano que vem o Mustang completa 50 anos e estará de volta às telas no filme “Need for Speed 6”, da DreamWorks, inspirado na famosa série de videogames da Electronic Arts. Nele, o astro Aaron Paul vai pilotar um Mustang customizado, com pintura em prata e faixas refletivas azuis. Criado com a ajuda de designers da Ford, o carro traz um motor igualmente fora de série, um V8 de 5.8 litros e 900 cv, modificado pela Ford Racing. O filme estreia em março de 2014.

50 anos

O Ford Mustang está perto de entrar para um clube muito exclusivo – o dos veículos com 50 anos de produção contínua. Nos seus primeiros 49 anos de produção, o modelo conquistou uma legião global de fãs que inclui mais de 5 milhões no Facebook, a maior da indústria automotiva mundial. 

A combinação única de estilo, desempenho e preço acessível do Mustang no mercado americano criou uma nova classe de carros esportivos, que ele tem liderado desde então. A presença nas pistas e nas telas contribuiu para torná-lo um ícone da cultura pop. Nestes 49 anos, a linha soma mais de 9,2 milhões de unidades, todas produzidas nos Estados Unidos.

Fonte: Imprensa Ford


Nenhum comentário:

Postar um comentário