segunda-feira, 1 de julho de 2013

Crossover ASX da Mistubishi passa a ser montado no Brasil

A partir de julho, chega ao mercado veículo fabricado na planta de Catalão, em Goiás
Helder Lima



A partir de julho, o Mitsubishi ASX ingressa no mercado brasileiro como produto nacional. A marca japonesa passa a fabricar o modelo na planta industrial de Catalão, em Goiás, onde são feitos outros veículos, como a picape L200. O ASX será vendido com preço a partir de R$ 83.490.

ASX é equipado com propulsor 2.0 de quatro cilindros,
que produz 160 cv de potência máxima
A iniciativa de nacionalizar o modelo faz parte de um programa de investimentos da montadora no País, que prevê aplicar R$ 1,1 bilhão para ampliar sua presença no mercado e ao mesmo tempo contar com os benefícios fiscais do programa Inovar-Auto, criado pelo governo federal para incentivar o desenvolvimento de tecnologia nacional no setor automotivo.

O ASX é um crossover comercializado no País desde 2010. “Além da nova linha de produção, a Mitsubishi Motors também inaugura sua fábrica de motores e começa a produzir os motores MIVEC 2.0 de 160 cv, que equipam o ASX”, explica Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.

Interior do modelo oferece bom acabamento,
com base na combinação de elementos em preto e prata
O propulsor do modelo, com quatro cilindros e comando de 16 válvulas oferece boa relação peso/potência, com 8.4 kg/cv. Isso se deve a estrutura “Ring Type” de alta rigidez, feita com chapas de aço delgadas de alta maleabilidade e baixo peso. No motor, o cabeçote e o bloco são feitos em alumínio ultraleve. Esse conjunto contribui para o baixo peso do crossover, de apenas 1.345 quilos.

A versão automática é equipada com câmbio CVT (Transmissão de Variação Contínua), com sistema sequencial, que garante maximização do torque do motor e maior prazer ao dirigir. Além disso, o câmbio possui modelo gerenciador que analisa o modo de dirigir de cada motorista, tornando as trocas de marcha mais suaves. As versões com câmbio CVT vêm com borboletas para troca de marchas, posicionadas atrás do volante. 

Mordomias

A versão AWD do ASX conta com sensor de estacionamento, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, botão que permite o acionamento do motor com apenas um toque, sistema keyless com sensor de aproximação e espelho retrovisor externo retrátil, que é acionado automaticamente quando o veículo é fechado.

Para quem curte a liberdade e o contato com a natureza, o ASX dispõe de uma versão equipada com teto de vidro panorâmico. Além de bonito, permite uma visão completa para todos os passageiros, inclusive os que estão no banco traseiro. Esta versão também vem equipada com faróis de xenônio e lavador.

Tração oferece ao motorista três modos de condução

O ASX tem sistema eletrônico para acionamento da tração, que pode ser 4x2 ou 4x4. Com um toque no botão localizado no console central, o motorista pode optar pelo modo de conduzir o veículo em 2WD, para uso urbano e que proporciona mais conforto e economia de combustível; 4WD, para um uso mais esportivo, ideal para pistas sinuosas; e Lock, que proporciona uma maior segurança em pisos com pouca aderência.

O ASX é equipado com sistema de freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), que garante uma perfeita distribuição de força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, em todas as situações.

Alinhado a este conjunto estão a suspensão dianteira independente Mc Pherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem ao condutor maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares. As rodas são de liga leve 18 polegadas, projetadas especialmente para o ASX e que utilizam um pneu de perfil 55.

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