segunda-feira, 22 de julho de 2013

DEKRA reforça a importância da manutenção veicular preventiva

A segurança de quem dirige carros de passeio, motos, caminhonetes, carreta ou até uma bicicleta é assunto importante no Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, e em qualquer outro. A DEKRA – multinacional alemã, líder mundial em serviços para o mercado automotivo –, aproveitando a data, lista dicas relevantes para evitar acidentes.

“Para garantir a integridade física do motorista e dos passageiros, detectar e reparar irregularidades são importantes para a prevenção de acidentes, e outros transtornos”, afirma André Vieira, engenheiro de produção mecânica da DEKRA. Os equipamentos obrigatórios de segurança são os primeiros que precisam ser verificados. Dentre eles, pneus, incluindo estepe, cinto de segurança, triângulo, extintor e macaco.

“Pensando nos pneus, que são parte importante do sistema de segurança, é preciso que estejam calibrados de acordo com o peso da bagagem e o número de ocupantes. No Manual do Proprietário, estão os valores recomendados para a calibragem, que garantem melhor nível de aderência ao solo, maior estabilidade do carro, economia de combustível, redução da emissão de gases poluentes e aumento da vida útil do pneu”, completa Vieira.

A direção e suspensão precisam ser inspecionadas, para evitar que as irregularidades das rodovias e ruas comprometam a dirigibilidade do veículo e o conforto dos ocupantes. Checar o estado de conservação de amortecedores, molas e bandejas, além do balanceamento e alinhamento, faz parte desta etapa. “Dirigir um carro com as rodas desalinhadas, por exemplo, reduz o nível de controle do veículo aos comandos do motorista, prejudicando a dirigibilidade e aumentando, de maneira significativa, o risco de acidentes”.

Também é de extrema importância a avaliação prévia do sistema de freio (pastilhas, sapatas, discos, tambores e fluidos de freio). Vale garantir a qualidade de outros itens, como níveis de líquidos  e lubrificantes (água do radiador, óleo do motor e gasolina do sistema de partida a frio, para modelos bicombustíveis), bateria, filtros (óleo e ar), limpador de para-brisa e funcionamento das luzes.

De acordo com o engenheiro da DEKRA, a documentação também deve estar em ordem. “Estamos falando da segurança de pessoas. Por isso, é indispensável verificar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seguro obrigatório, IPVA, licenciamento e seguro particular, para quem possuir”, explica. “Atentos a estes pontos, no dia dedicado a eles, e em todos os outros, os motoristas darão ótimos exemplos de segurança veicular.”

Fonte: PRINTER PRESS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário