terça-feira, 16 de julho de 2013

Classe E chega ao Brasil com novo design e motor

Perfil aerodinâmico, linhas fluidas e balanço maior na traseira para beneficiar a transmissão
Helder Lima

A Mercedes-Benz anunciou que vai trazer ao mercado do País a nova geração da Classe E. O modelo sofreu alterações de design que deram aos sedãs novas proporções e um caráter mais imponente e agressivo.

Os modelos que chegam ao País – E 250 Turbo Avantgarde e E 350 Avantgarde – estão configurados com a versão mais esportiva da dianteira, ostentando a estrela da Mercedes-Benz ao centro da grade do radiador. O E 250 Turbo Avantgarde tem preço de R$ 229,9 mil e o E 350 Avantgarde sairá por R$ 284,9 mil.

A parte frontal do carro foi inteiramente recriada e traz novos conjuntos de faróis em LED, que não utilizam mais lâmpadas tradicionais, cujo design reúne agora todos os elementos funcionais sob uma única lente.

O E 250 Turbo conta com nova versão de motor com maior desempenho, caracterizada também pela alta eficiência energética e, consequentemente, menor consumo e menor nível de emissões. O quatro cilindros turbo 2 litros do E 250 gera 211 cv e leva o carro a 100 km/h em 7,4 segundos. Já o V6 3,5 litros do E 350 oferece 306 cv e permite acelerar de zero a 100 km/h em 6,3 segundos.

Todos os modelos da Classe E são equipados de série com freios adaptativos (ABR) que permitem maior controle durante as frenagens. As duas versões contam com sistema ABS de última geração, além de controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Um dos pontos altos da nova Classe E é o sistema de entretenimento e informação, com comandos fáceis e intuitivos realizados por meio de um controle rotativo posicionado no console central, acompanhados por uma nova e ampla tela colorida de alta definição. O sistema possibilita navegação por GPS e incorpora as funções de gerenciamento do telefone (com conexão Bluetooth), áudio e vídeo.

LEDs dispensam lâmpadas convencionais

Pela primeira vez, os faróis dos modelos da Classe E oferecidos no Brasil são constituídos totalmente de LEDs – diodos emissores de luz –, dispensando as lâmpadas convencionais. Essa tecnologia traz várias vantagens, começando pela emissão de luz com cor quase idêntica à da luz do dia, que se adapta melhor ao olho humano, ampliando a visibilidade e reduzindo o cansaço em viagens noturnas.

Faróis em LED consomem cerca de 75% menos energia do que os convencionais, o que contribui também para reduzir o consumo de combustível. Outra vantagem dos LEDs é a sua durabilidade – em média de 100 mil horas – cinco vezes maior que a de uma lâmpada de xenônio.

Outra inovação da nova Classe E é a regulagem automática da intensidade das lanternas traseiras. Tanto à noite como durante o dia, as lanternas, luzes de freios e indicadores de direção têm a luminosidade ajustada de acordo com a iluminação ambiente e as condições de tráfego. Isso evita que os motoristas que seguem a Classe E sejam ofuscados, principalmente durante as frenagens.

Estaciona sozinho

As duas versões da Classe E que chegam ao País trazem de série o sistema Active Parking Assist, que estaciona o carro automaticamente, tanto em vagas paralelas como perpendiculares, com o mínimo de esforço e interferência do motorista. Uma novidade na nova geração da Classe E é que o sistema também executa a manobra de saída de vagas paralelas, acionando automaticamente o volante e os freios, desde que o carro tenha sido estacionado no local também de forma automática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário