Com o motor de três cilindros, compacto produz 75 cv de potência e torque em faixa de rotação mais ampla |
A Volkswagen mostrou em Campinas o Fox BlueMotion 2014, que estreia no País o novo motor de três cilindros 1.0 da família EA211. Com o propulsor, a montadora sai na frente na corrida tecnológica por soluções mais compactas e de maior eficiência ambiental. As concorrentes da marca alemã também devem lançar motores de três cilindros, como a Ford.
Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível. Por isso optou-se pela configuração de três cilindros.
Com 999 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Fox BlueMotion, o motor EA211 1.0 é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Propulsor agrega tecnologias como o comando de válvulas roletado |
Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por se tratar de um motor sem sobrealimentação, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade. Além disso, combina com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o conceito BlueMotion.
O desenvolvimento do motor incluiu testes de rodagem que totalizaram mais de 2,4 milhões de quilômetros – sendo cerca de 100 mil quilômetros sob temperaturas abaixo de -15°C –, mais de 17 mil horas em dinamômetro e mais de mil testes do novo sistema de partida a frio.
Redução de consumo chega a 17% com etanol
Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0 BlueMotion tem redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17% em relação ao motor 1.0 de quatro cilindros.Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1. As válvulas são acionadas por balancins roletados, recurso que minimiza o atrito entre os componentes.
O cabeçote do EA211 1.0 possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.
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