segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Agile e Clio tiram “zero” em teste de colisão

Agile – Hatchback compacto da Chevrolet precisa de mais equipamentos para se tornar um veículo seguro
Helder Lima

O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) divulgou resultados de testes de colisão feitos com seis veículos. Os resultados foram contrastantes. Quatro dos seis modelos não obtiveram nenhuma estrela, mas também foi a primeira vez em que um carro obteve classificação máxima: cinco estrelas para o Seat Novo Leon.


Clio – Subcompacto da Renault vai mal e repete comportamento
do Sandero, que também foi reprovado em bateria
anterior de testes da Latin NCAP
Os automóveis com desempenho reprovado foram: Nissan Tsuru (Sentra B13), o Renault Clio Mio, o Suzuki Alto K10 e o Chevrolet Agile. Eles não oferecem níveis de segurança e não cumprem as mínimas regulamentações de segurança.


Seat Novo Leon foi o primeiro a obter
cinco estrelas quanto à segurança
Nesta quarta etapa do Latin NCAP, foram usados critérios mais rígidos nos testes. Os carros foram avaliados a 64 km/h contra barreira deformável e a Anfavea, a associação dos fabricantes, alega em defesa de seus modelos que os critérios do teste foram mudados em relação aos testes anteriores. 

Em nota, a associação ainda ressaltou que os modelos testados não tinham airbags, equipamento que será obrigatório a partir de janeiro de 2014. A legislação também exigirá que todos os modelos tenham freios ABS.


Suzuki Celerio obteve 4 estrelas
O novo sistema de pontos pune os veículos quando os dummies (bonecos de teste) sofrem cargas que supõem uma lesão fatal no próprio teste. Um carro cinco estrelas para adultos deverá, além disso, ser aprovado no teste de impacto lateral conforme regulamentação de 95 das Nações Unidas, bem como oferecer ABS e lembretes para cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos padrão.


Faltam airbags e mais estrutura

“Esse resultado muito desalentador deve-se à falta de airbags na versão padrão de alguns modelos e à deficiente segurança das estruturas dos habitáculos”, disse o diretor técnico do Global NCAP, Alejandro Furas, sobre os resultados negativos nessa quarta fase do programa.

“Os carros com zero estrela são produtos de empresas que fabricam modelos seguros de qualidade cinco estrelas para consumidores de outras partes do mundo, por um valor acessível”, afirmou também Furas.

“Os testes convocam os fabricantes a melhorar o nível desses modelos, chegando até um nível aceitável de segurança ou substituindo-os por produtos de última geração em segurança; dois dos carros incluídos nesse lote corroboram que esta é uma demanda razoável”, disse Guido Adriaenssens, diretor da International Consumer Research & Testing, entidade que apoia os testes.

O consumidor que quiser conferir a classificação dos modelos testados pelo programa deve consultar o endereço www.latinncap.com

Cinco estrelas

O Seat Novo Leon foi o primeiro a obter cinco estrelas quanto à segurança do adulto entre todos os 34 carros avaliados desde 2010. E o modelo Suzuki Celerio obteve quatro estrelas para a proteção do passageiro adulto. Os resultados evidenciam que os fabricantes podem proporcionar, na região, pequenos carros com estruturas estáveis, bem como boa proteção para seus ocupantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário