quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Uso do 3º eixo em caminhões


Quando o motorista de caminhão deve acionar o 3º eixo do veículo (conhecido como “truck”)?

Trata-se de um sistema pneumático automatizado de levantamento. Ele costuma ser acionado para economizar pneu, principalmente quando o caminhão está trafegando sem carga. 

Mas pode ou não pode? 

Confira a seguir o que o caminhoneiro deve evitar nesse uso:
• Nunca se deve trafegar com o 3º eixo erguido quando o veículo estiver carregado, o que pode causar um sobre-esforço nos demais componentes.
• Nunca erguer o 3º eixo para sair de atoleiros – a situação pode se agravar com isso.
• Em casos de chuva ou pista molhada, utilizar o 3º abaixado mesmo com o veículo descarregado, pois assim o motorista aumenta a segurança na frenagem nestas condições.
• Não abaixar o 3º eixo com o veículo em movimento, o que pode acentuar o desgaste dos pneus.

Em alguns casos, com o veículo carregado, é necessário erguer o 3º eixo momentaneamente, como em entradas de rampas ou passagens com depressões acentuadas. Assim, o motorista desloca mais carga para o eixo de tração, evitando que o eixo fique suspenso. Após sair de condições como essas, ele deve abaixar imediatamente o 3º eixo.

Como você viu, o 3º eixo deve ser usado só em determinadas situações. A atenção à segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

Fonte: CESVI BRASIL Centro de Experimentação e Segurança Viária

Nenhum comentário:

Postar um comentário