Versão 2014 da linha de 125 e 150 cilindradas apresenta evoluções para continuar liderando a venda de motocicletas no País |
Helder Lima
Lançada no mercado brasileiro em 1976 e líder no segmento de duas rodas há mais de três décadas, a Honda CG chega à sua oitava geração com o lançamento da linha 2014, anunciado pela montadora.
Na rua – Com o novo chassi tubular, o comportamento dinâmico em curvas melhorou |
Design – Farol, quadro de instrumentos, tanque e rabeta têm desenho mais arrojado e moderno |
O modelo CG 125 Fan traz o motor do tipo OHC (Over Head Camshaft), 124,7 cm³, monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. A alimentação do sistema é feita por carburador, um item que já deveria ter evoluído. Com esta configuração, a motocicleta gera potência máxima de 11,6 cv a 8.250 rpm, e torque de 1,06 kgfm a 6.000 rpm.
Já a linha CG 150 está equipada com motor OHC (Over Head Camshaft) e sistema Flex, monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados.
Esse conjunto é capaz de gerar potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,32 kgfm a 6.500 rpm (abastecido com gasolina) e 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgfm a 6.500 rpm (abastecido com etanol).
A alimentação do sistema é controlada pelo módulo de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tornando o conjunto mais eficaz.
A transmissão é de cinco velocidades, com embreagem multidisco em banho de óleo. A partida é elétrica e a motocicleta conta ainda com bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção.
Versão top – Motor de 150 cc, rodas de liga, freio a disco ventilado e módulo de injeção eletrônica |
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