Se o motor esquentou, você logo toma um susto. E com razão. A alta temperatura coloca em risco o funcionamento e a durabilidade dos componentes do motor. Mas e a baixa temperatura? Não tem problema? É o que você vai saber agora.
Para que um motor veicular ciclo Otto tenha sempre um bom regime de trabalho, é importante que sua temperatura fique próxima aos 90°C o mais rápido possível, e assim permaneça estabilizada para diversas situações de condução. Esta temperatura também é importante para garantir uma boa lubrificação do motor.
O componente responsável por essa estabilização da temperatura é a chamada “válvula termostática”, vital para controlar o fluxo de fluido de arrefecimento entre o motor e o radiador. Ela libera ou obstrui a circulação do fluido de acordo com a temperatura, trabalhando em conjunto com o eletroventilador.
válvula termostática |
Infelizmente, alguns mecânicos – desconhecendo a importância do componente – retiram a válvula termostática, alegando que ela só serve para dar problema, principalmente superaquecimento (quando a válvula trava em posição fechada).
Só que, sem essa válvula, o motor pode não funcionar na temperatura ideal. Um exemplo é rodar em baixa temperatura nas estradas, onde o resfriamento do motor é maior. Se isso acontece, para compensar a baixa temperatura, a injeção eletrônica aumenta a quantidade de combustível injetada no motor.
Por isso, fique de olho na temperatura. Se ela estiver muito baixa, seu gasto com combustível vai às alturas.
Fonte: CESVI BRASIL - Centro de Expermentação e Segurança Viária
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