Campo de Provas com equipamento em teste |
O Campo de Provas das Empresas Randon acaba de receber (junho 2013) o Certificado de Reconhecimento na norma NBR ISO/IEC 17025:2005 pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul credenciando-se, assim, para a realização de ensaios de homologação de sistemas de freio de veículos conforme Resolução 777/93 do CONTRAN. Com isso, torna-se o primeiro Campo de Provas do Brasil a possuir tal certificação para este tipo de atividade. Em complemento à certificação, também passa a ser Reconhecido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para a realização destes ensaios.
Com pouco mais de três anos de operação, o empreendimento tornou-se referência mundial no setor automotivo, sendo constantemente requisitado pelas montadoras por ter se transformado num centro tecnológico por excelência em avaliações laboratoriais e principalmente de campo.
Inaugurado em 2010, a qualificação do espaço, primeiro e único campo exclusivo para testes na região Sul para caminhões, ônibus, carros de passeio, implementos rodoviários e veículos fora de estrada, possibilita em suas pistas simular o perfil das mais diferentes estradas e obter a comprovação do desempenho dos produtos em laboratórios.
Os testes solicitados por empresas do grupo e de clientes externos são acompanhados por uma equipe de engenheiros especializados que conta com o suporte de equipamentos de alta tecnologia. “A soma da tecnologia e do conhecimento certamente é que nos levaram a alcançar a certificação”, observa o diretor do Campo de Provas, Cesar Pissetti, lembrando que a iniciativa das Empresas Randon tem atraído o interesse tanto das montadoras, como de profissionais de dentro e de fora do Brasil. A seu ver, a conquista da certificação ABNT ISO 17025, permitirá produzir dados e resultados de alta confiabilidade, como o Campo de Provas já vem fazendo habitualmente.
O Campo é formado por 19 pistas a céu aberto, que totalizam 15 Km e reproduzem os mais diferentes tipos de pavimentos e irregularidades, específicas para realização de testes nas mais variadas condições.No prédio de 2.200 m² é feita a preparação dos veículos e abriga, ainda, um laboratório estrutural com 10 atuadores servo controlados, dos mais diferentes tamanhos, assim como bancadas para testes de vibração.
Fonte: Mecânica de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário