sábado, 31 de agosto de 2013

Sonic na versão 2014 chega às concessionárias

Modelo é vendido em duas versões de acabamento, LT e LTZ, e pode ter câmbio manual ou automático
Helder Lima

A linha 2014 do Chevrolet Sonic já está disponível na rede de concessionárias da marca, nas configurações hatchback e sedã.

O modelo oferece como novidades o sensor de chuva, que liga os limpadores automaticamente, e o sistema multimídia Chevrolet MyLink, que conta também com o sistema Siri: o usuário interagir, com sua própria voz, em várias situações do dia a dia.

Versão LTZ traz somente câmbio automático de seis
velocidades, com opção de troca manual sequencial
Importado da GM do México, o hatch está sendo vendido nas versões LT e LTZ, com transmissões manual, de cinco marchas, ou automática, de seis, enquanto o sedã é oferecido exclusivamente na versão LTZ com transmissão automática, também de seis marchas.
O modelo é equipado com o motor Ecotec 1.6 de 16 válvulas, que propicia desempenho, baixos índices de emissões e bons resultados em economia de combustível. O Sonic conta com garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

A família Ecotec de motores utilizada no Sonic reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. Seu cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.

Além disso, o motor tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência.

Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

Sistema conecta o veículo ao celular e tem GPS

O sistema MyLink permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone). Ele faz uso de uma tela LCD sensível ao toque de sete polegadas.

Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, travamento automático das portas, entre outros.

Mas são os aplicativos do Chevrolet MyLink (que devem ser baixados por lojas como App Store e Google Play) que são os maiores atrativos. Um deles é o BringGo, que fornece ao motorista um sistema de navegação com mapas em 3D e informações em tempo real.

Motor traz bielas forjadas, mais duráveis

O motor Ecotec tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho.

O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.


Graças a estas tecnologias, o 1.6 16V Ecotec do Sonic rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece aos 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. Vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis a partir das 2.200 rotações.



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