Com seu Citroën DS3 WRC, Sébastien Loeb foi o grande vencedor no X-GAMES de Los Angeles 2012 |
Sébastien Loeb ficou com o ouro em sua primeira visita aos Estados Unidos ao ganhar a prova do Gold Rallycross Championship incluída na programação do evento X-Games Los Angeles 2012. Grande vencedor da classificatória e da prova final com o seu Citroën DS3 WRC, o óctuplo campeão mundial de ralís WRC precisou de apenas um dia para inscrever seu nome no outro lado do Atlântico.
Alguns dias depois de sua vitória na Nova Zelândia, Sébastien Loeb seguiu para a Califórnia para disputar os X Games Los Angeles. Retomando seu Citroën DS3 de 545 cv, Seb deu uma primeira olhada no circuito urbano traçado para o evento. Cercado por barreiras de concreto e sem áreas de escape, esta pista foi cenário de impressionantes batidas nos treinos livres. Toomas Heikkinen e Marcus Grönholm estiveram entre os que bateram e ficaram fora da prova. A competição começou no domingo com três etapas classificatórias para formar o grid de largada da final.
Um dos favoritos, Travis Pastrana, foi para o muro já na primeira curva. Sébastien Loeb tomou a frente e conquistou sua série. No acumulado dos tempos, foi o melhor com mais de três segundos à frente de Tanner Foust, o atual campeão do Global Rallycross Championship. Em poucos minutos, o « francês » quase desconhecido em Los Angeles acabava de fazer seu nome e os pedidos de autógrafos e de fotos se avolumavam cada vez mais! Restava então concretizar a vitória na final, disputada por dez carros.
Depois de uma partida perfeita, Seb tomou a ponta e logo garantiu uma pequena vantagem. Mas, a corrida foi interrompida na segunda volta por um acidente que obstruiu a pista. A frustração começou a aparecer entre os pilotos, muitos dos quais pularam a segunda largada. A final foi então iniciada pela terceira vez e o piloto da Citroën – calmo como sempre – disparou novamente na frente para a tacada final. Ganhando rapidamente alguns segundos de vantagem sobre Ken Block, Seb ficou livre de qualquer ameaça quando o americano teve um pneu furado. Conquistou a vitória e recebeu a medalha de ouro sobre o pódio!
“O fim-de-semana terminou bem e estou evidentemente honrado por esta medalha de ouro, mas fico triste ao comemorar a vitória sabendo que meu ‘melhor inimigo’ Marcus Grönholm está no hospital depois de um acidente”, declarou Sébastien. “Nós nos preparamos muito para este confronto e lamentamos que ele não tivesse acontecido. Em minha primeira prova de rallycross, rapidamente entendi que a largada era fundamental. Como estava um pouco mais rápido que os outros nos treinos livres, sabia que uma boa largada poderia me assegurar a vitória. Eu cheguei com a esperança de ganhar e foi muito bom chegar lá!”
“Depois de fazer brilhar a Créative Technologie nos circuitos do mundo inteiro, a equipe Citroën Racing e Sébastien Loeb se impuseram num novo território e numa nova categoria”, afirmou o feliz Yves Matton, Diretor da Citroën Racing. “Como tudo era novidade para a equipe, usamos grande rigor na preparação. No local, descobrimos uma atmosfera muito - mas muito mesmo – relaxada. Mas soubemos evitar as armadilhas e construir nossa vitória. Estamos felizes pelo trabalho realizado e quero agradecer particularmente a Kenneth Hansen por seus conselhos em termos de estratégia”.
Fonte: Imprensa Citroën
Nenhum comentário:
Postar um comentário