segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gol e Voyage adotam design mundial da marca


Nova frente do Gol chama atenção entre as mudanças

Helder Lima

O Gol e o Voyage ganharam o design mundial da marca alemã na versão 2013, apresentada nesta semana à imprensa. Os veículos mais populares da Volks também trazem uma evolução em sua motorização 1.0 e novos equipamentos de série. 

Faróis mais afilados e com contorno definido
chamam a atenção do consumidor
Os modelos começam a ser vendidos no fim deste mês. O Gol tem preço a partir de R$ 27.990 e o Voyage, de R$ 29.990.

Na estética, a principal mudança está na frente, com elementos, leia-se faróis, mais expressivos. O acabamento é reforçado pela combinação de componentes cromados e em preto brilhante. 

Elementos cromados melhoram o acabamento do interior do compacto
As lanternas traseiras também estão maiores, com uma nova forma e mais eficientes em aerodinâmica. Outra novidade é a inclusão dos retrorrefletores na parte inferior do para-choque traseiro. O Voyage passa a ser equipado com lanterna dupla, parte fixada na tampa traseira, parte localizada na lateral da carroceria

Conjunto de lanternas mais amplas
e modernas valoriza traseira do Voyage
Desde as versões de entrada, com os motores 1.0 e 1.6 até as configurações topo de linha (Gol Power e Voyage Comfortline), fazem parte da lista de série itens como vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.

No interior, as linhas do painel foram valorizadas, com trabalho especial nas saídas de ar, que têm regulagem milimétrica e novo visual. As quatro saídas de ar contam com um elegante aro cromado central, típico em veículos concorrentes. 
Os veículos também receberam nova arquitetura eletrônica

O instrumento combinado ganhou iluminação de LEDs em branco. Toda a iluminação do console passa a ser em vermelho, inclusive o visor (display) central.

Propulsor 1.0 ganha mais eficiência
O Gol e o Voyage estreiam a nova geração de motores 1.0, da família EA111. O novo propulsor traz a denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2. 

O motor TEC foi desenvolvido inicialmente como um dos principais recursos do Gol com o pacote BlueMotion Technology e tem o benefício de economia de combustível que chega a até 4%, em relação ao motor 1.0 VHT. O motor TEC é Total Flex: pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. 

Quando está abastecido com etanol, a potência do motor TEC é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

Arquitetura eletrônica é renovada
Os veículos também receberam nova arquitetura eletrônica, recurso que possibilitou a instalação de equipamentos como o ‘Comfort Blinker’, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. 

Outro benefício da nova arquitetura é a inclusão do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.

Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário