Carroceria do Chevrolet Spin oferece linhas robustas, tentando um design mais moderno que antecessores |
Helder Lima
A Chevrolet vai aposentar a Meriva e a Zafira para
substituí-la pela Spin, uma minivan que a marca está identificando com a sigla
MPV, de ‘multi-purpose-vehicle’, conceito que
identifica os modelos com versatilidade de uso.
Modelo disputa mercado com Nissan Livina e JAC J6 |
Na versão de entrada, a LT, o
novo utilitário vai custar a R$ 44,5 mil. Já a versão LTZ, a mais sofisticada,
que incorpora câmbio automático de seis marchas e controlador de velocidade, o
preço vai a R$ 54.690.
O Spin será vendido no
mercado brasileiro com o motor 1.8 Econo.Flex. O utilitário será comercializado
também em outros países da América do Sul, assim como na Ásia.
Terceira fila de bancos é exclusividade da versão LTZ |
A produção inicialmente será
na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo. O projeto foi consolidado pelo Centro
de Desenvolvimento da GM no Brasil, um dos cinco centros que a empresa mantém
no mundo.
Na dianteira, o Spin ostenta
a grade bipartida da marca em conjunto com os faróis de linhas afiladas e de
refletores aparentes, que identificam o modelo com a família do hatchback
Agile, que conta também com o sedã Cobalt e a picape compacta Montana.
Interior semelhante ao Cobalt, seguindo o mesmo padrão de materiais |
No interior do modelo, o
diferencial é a terceira fila de bancos reversíveis no lugar do espaço para
bagagens, o que permite ao veículo transportar até sete pessoas. É a mesma
solução oferecida pela Zafira, mas na Spin esse recurso está disponível apenas
na versão LTZ, a de melhor acabamento.
Com sete ocupantes, sua
capacidade de carga é de 162
litros . Com cinco, ela salta para 710 litros , podendo
chegar até 1.668 litros ,
com os bancos da fileira central rebatidos.
Propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve 108 cavalos com etanol e 106 cavalos com gasolina, ambos a 6.200 rpm |
O motor 1.8 Econo.Flex tem coletor de
admissão em plástico, com um novo ressonador, que garante menor ruído de aspiração
e melhor distribuição do torque, além de conferir melhor dirigibilidade,
acelerações mais uniformes e menor consumo de combustível.
O propulsor apresenta uma evolução do
sistema drive-by-wire, de última geração, que possibilita respostas mais rápidas
ao acelerador e que trabalha integrado ao System Zero, tecnologia que gerencia
o motor baseada em torque. O 1.8 Econo.Flex conta com o coletor de escapamento
estampado em aço inox, mais eficiente no atendimento as novas leis de emissões.
Com essas tecnologias, o 1.8
Econo.Flex desenvolve 108 cavalos com etanol e 106 cavalos com gasolina, ambos
a 6.200 rpm. O torque é de 17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina,
sempre em 3.200 rpm.
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