Com nova frente, hatchback ficou mais moderno para concorrer no mercado |
Helder Lima
As principais mudanças do Fiat Punto 2013, que foi apresentado na semana passada, privilegiam suas extremidades, que receberam novo desenho em ambos os parachoques (que variam de acordo com cada versão), e novos blocos óticos e lanternas com LED.
Faróis, parachoques e lanternas têm novo estilo |
Um dos destaques da linha 2013 é também a remodelagem do interior do veículo. Com soluções exclusivas e modernas, ele conta com elementos mais fluidos e arredondados, e com maior nível de detalhes.
O carro também oferece alguns avanços tecnológicos, como o sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de emergência) e iluminação de luzes de posição na lanterna por LEDs.
Na traseira, as lanternas ganharam tecnologia de lâmpadas LED |
Sob o capô o carro pode trazer os motores 1.6 16V E.torQ, 1.8 16V E.torQ e 1.4 16V Turbo, que já faziam parte da linha, que agora passa a incorporar o motor Fire EVO 1.4.
Interior da versão T-Jet: borboletas no volante para mudar marchas |
O novo motor 1.4 equipa a versão Attractive. Ele tem 85 cv de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina; e 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com etanol. Seu projeto moderno incorpora o comando de válvulas CVCP - Continuously Variable Cam Phaser, ou comando com fase continuamente variável.
Esse motor se caracteriza também pela economia e bom desempenho, e parte disso deve-se ao CVCP, que permite uma variação inteligente de até 50° na fase entre eixo-comando de válvulas e virabrequim.
Punto T-Jet vem com motor 1.4 16V Turbo |
Assim, cada regime de funcionamento do motor acontece na fase ideal de eixo-comando, maximizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas. Condutos de aspiração e de descarga e a câmara de combustão foram projetados para funcionar em conjunto com o CVCP.
Borboletas no volante para mudar marchas
No caso das versões equipadas com o câmbio automático Dualogic, o carro tem agora a possibilidade de mudanças de marchas por borboletas posicionadas no volante, como alguns modelos concorrentes. Para a versão T-Jet, o novo Punto traz ainda como novidade o seletor DNA - Dinâmico, Normal e Autonomia -, que permite ao motorista escolher o modo de condução.
Texturas e tecidos caracterizam cada versão
No interior do Punto, os painéis foram redesenhados e têm revestimento, texturas, tecidos e cores que caracterizam cada versão: Attractive 1.4 (Azul Folkstone), Essence 1.6 (Cinza Stell), Essence 1.6 com Kit Emotion (Bege Silver Birch), Sporting 1.8 (Nero Carbon) e T-Jet (varia conforme a cor externa).
Nos quadros de instrumentos as novas serigrafias variam de acordo com as versões, e são exclusivas para cada uma. O check de ponteiros dos marcadores (velocidade e conta-giros) também é novidade. Ao girar a chave de ignição os ponteiros procedem a um movimento que verifica se estão com funcionamento adequado e, também, para dar a saudação “Welcome Moving” ao motorista. A iluminação do quadro de instrumentos acende e se apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário