sábado, 14 de julho de 2012

BNDES apoia Volkswagen em projetos nacionais

Subcompacto up! substituiu o Fox no mercado europeu
Helder Lima


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 342 milhões para a Volkswagen desenvolver um veículo subcompacto, um sedã médio e modernizar outros modelos produzidos pela montadora no País.


Os investimentos da Volkswagen apoiados pelo banco buscam aprimorar tecnologias já desenvolvidas em veículos lançados em outros países. É o caso da produção do modelo subcompacto, incluindo a nacionalização de suas peças, e do desenvolvimento do sedã médio.


Com o desenvolvimento de produtos de engenharia nacional a indústria local ganha mais porque não precisa pagar royalties às matrizes. Já é conhecido há algum tempo o desejo da marca de lançar um veículo abaixo da categoria do Gol, a ser produzido na fábrica de Taubaté. O futuro subcompacto pode ter alguma inspiração no up!, que substituiu o Fox na Europa.


A modernização de outros modelos da Volkswagen prevê alterações estéticas na frente e traseira, acabamento interno e novos motores, em linha com o que será oferecido na Europa. Os recursos também serão aplicados no aprimoramento da engenharia e do design dos veículos, e em diferenciais que atendam às preferências do consumidor.


Financiamento inclui programas em áreas sociais
O financiamento do BNDES à montadora inclui investimento em dois projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Volkswagen: ‘Costurando o Futuro’ e ‘Aceleração da Aprendizagem’.


O primeiro tem como objetivo capacitar tecnicamente moradores de baixa renda no entorno das fábricas da VW em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) por meio do trabalho em oficinas de costura e confecção. O projeto já estava sendo realizado em São Bernardo do Campo e, com o financiamento do BNDES, será ampliado para São José dos Pinhais.


O projeto ‘Aceleração da Aprendizagem’, realizado em Resende (RJ) e em outros municípios, será ampliado para o Espírito Santo com o financiamento do BNDES. O objetivo é reduzir a evasão escolar decorrente da defasagem de idade observada quando o aluno repete de ano várias séries.


Nenhum comentário:

Postar um comentário