quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aircross oferece novo motor na linha 2013


Aircross conta com sistema de partida que dispensa o uso de tanquinho de gasolina
Helder Lima


O Citroën Aircross ganhou motor mais potente na linha 2013, com 122 cavalos, produzindo 10 cv a mais que o anterior. O crossover da Citroën passa a oferecer também de série em todas as versões airbag, ABS e EBD, além de receber mudanças em detalhes de acabamento para realçar as características de modernidade e conforto. O preço é a partir de R$ 53,9 mil.


Propulsor do crossover produz 10 cv a mais de potência
Lançado em agosto de 2010, o Aircross é um modelo com vocação aventureira, desenvolvido no Mercosul para atender os mercados latino-americanos.

O modelo passa a adotar o novo motor Vti 120 Flex. Produzido na fábrica de Porto Real (RJ), esse propulsor foi resultado de um trabalho conjunto dos centros de pesquisa e desenvolvimento do grupo PSA na América Latina, França e China.

Com 1.587 cm3 de cilindrada, o motor de quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro desenvolve 122 cv a 5.800 rpm com etanol e 115 cv a 6.000 rpm com gasolina. O torque máximo é de 16,4 kgfm (etanol) e de 15,5 kgfm (gasolina), sempre a 4.000 rpm.

Uma das suas principais novidades é utilizar o sistema Flex Start, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina em veículos flex. Ele funciona com o pré-aquecimento do etanol logo que a porta do motorista é aberta.

Outro destaque do motor Vti 120 é o comando de válvulas variável (VVT) para a admissão, que otimiza o funcionamento e contribui para que se tenha mais de 80% do torque a partir de 1.500 rpm.

Novidade importante é também a utilização de bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo do líquido, de acordo com a rotação do motor e a carga, fazendo com que menos energia seja absorvida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário