sábado, 9 de junho de 2012

Peugeot 508 oferece luxo e motor compacto


Sedã tem distância entre-eixos de 2.817 milímetros, privilegiando conforto dos ocupantes

Helder Lima

A montadora francesa Peugeot aumentou seu portfólio de produtos no País com o lançamento do sedã de luxo 508, que será vendido com preço em torno de R$ 120 mil, buscando o consumidor de alto poder aquisitivo. O nicho do mercado do 508, chamado de segmento ‘D’, teve um aumento de vendas de 50% em 2011, atraindo a atenção da marca. 
O modelo será vendido em versão única de acabamento e com quatro opções de cores: branco ‘nacré’, preto ‘perla nera’, cinza alumínio e cinza ‘haria’. O sedã é produzido em Rennes-La-Janais, na França, e em Wuhan, na China.

Na traseira, lanternas usam lâmpadas
com tecnologia LED: cuidado no acabamento
Desde o início do projeto, as escolhas técnicas que estruturaram o veículo foram orientadas com base na plataforma 3 do Grupo PSA Peugeot Citroën, a fim de obter um rendimento de arquitetura particularmente eficaz, com longa distância entre-eixos (2.817 mm), que proporciona conforto para os passageiros do assento traseiro.

Interior tem acabamento refinado e painel
com sistema de GPS e entretenimento integrado
O desenho do veículo é guiado pelo equilíbrio de volumes. As linhas do sedã são coordenadas de forma harmoniosa do capô ao porta-malas. Visivelmente, não há antenas ou esguichos do para-brisa; as superfícies são alinhadas e definidas com precisão para proporcionar qualidade de montagem.

Na frente do modelo, os estilistas dispensaram atenção ao ‘olhar felino’ dos faróis, em que a máscara interior se une às superfícies cromadas. Os faróis direcionais de duplo xênon recebem luzes de LED com sete diodos eletroluminescentes. Os faróis são halógenos.

Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência à frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF).


Propulsor desenvolve 165 cavalos

O Peugeot 508 recebe a mesma motorização que equipa o crossover 3008 e o cupê esportivo RCZ. O motor THP (Turbo High Pressure), fabricado com bloco de alumínio, foi desenvolvido em cooperação com a BMW.

Alimentado por sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados, desenvolve 165 cv de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm, disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens.

O veículo dispõe de câmbio automático sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite a troca de marchas rápida e suave. Essa comodidade é ampliada pela presença do ‘paddle shift’, dispositivo localizado atrás do volante que possibilita a mudança sequencial de marchas.


 Assistência para estacionar

O sedã 508 está equipado com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com alerta sonoro e visual por meio da tela multifunções. Aos sensores dianteiros está vinculada a função de medição de vagas. Dois dispositivos, situados nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, realizam a medição do espaço disponível. Basta que o motorista acione a função e passe pela área desejada para que a leitura do espaço seja feita. Diferentes mensagens são mostradas na tela multifunções, já que o sistema indica a possibilidade de estacionar e o grau de dificuldade da manobra. Funciona sempre a menos de 20 km/h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário