Sedã tem distância entre-eixos de |
Helder Lima
A montadora francesa Peugeot aumentou seu portfólio de
produtos no País com o lançamento do sedã de luxo 508, que será vendido com
preço em torno de R $
120 mil, buscando o consumidor de alto poder aquisitivo. O nicho do mercado do
508, chamado de segmento ‘D’, teve um aumento de vendas de 50% em 2011,
atraindo a atenção da marca.
O modelo será vendido em versão única de acabamento e com
quatro opções de cores: branco ‘nacré’, preto ‘perla nera’, cinza alumínio e
cinza ‘haria’. O sedã é produzido em Rennes-La-Janais ,
na França, e em Wuhan, na China.
Na traseira, lanternas usam lâmpadas com tecnologia LED: cuidado no acabamento |
Desde o início do projeto, as escolhas técnicas que
estruturaram o veículo foram orientadas com base na plataforma 3 do Grupo PSA
Peugeot Citroën, a fim de obter um rendimento de arquitetura particularmente
eficaz, com longa distância entre-eixos (2.817 mm ), que proporciona
conforto para os passageiros do assento traseiro.
Interior tem acabamento refinado e painel com sistema de GPS e entretenimento integrado |
O desenho do veículo é guiado pelo equilíbrio de volumes. As
linhas do sedã são coordenadas de forma harmoniosa do capô ao porta-malas.
Visivelmente, não há antenas ou esguichos do para-brisa; as superfícies são
alinhadas e definidas com precisão para proporcionar qualidade de montagem.
Na frente do modelo, os estilistas dispensaram atenção ao ‘olhar
felino’ dos faróis, em que a máscara interior se une às superfícies cromadas.
Os faróis direcionais de duplo xênon recebem luzes de LED com sete diodos
eletroluminescentes. Os faróis são halógenos.
Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração,
que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência à frenagem de
urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF).
Propulsor desenvolve 165
cavalos
O Peugeot 508 recebe a mesma motorização que equipa o
crossover 3008 e o cupê esportivo RCZ. O motor THP (Turbo High Pressure),
fabricado com bloco de alumínio, foi desenvolvido em cooperação com a BMW.
Alimentado por sistema de injeção direta de gasolina, o
propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16
válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados, desenvolve 165
cv de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm, disponível a
1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens.
O veículo dispõe de câmbio automático sequencial de seis
velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela
permite a troca de marchas rápida e suave. Essa comodidade é ampliada pela
presença do ‘paddle shift’, dispositivo localizado atrás do volante que
possibilita a mudança sequencial de marchas.
O sedã 508 está equipado com sensores de estacionamento
dianteiro e traseiro com alerta sonoro e visual por meio da tela multifunções.
Aos sensores dianteiros está vinculada a função de medição de vagas. Dois
dispositivos, situados nas extremidades laterais do para-choque dianteiro,
realizam a medição do espaço disponível. Basta que o motorista acione a função
e passe pela área desejada para que a leitura do espaço seja feita. Diferentes
mensagens são mostradas na tela multifunções, já que o sistema indica a
possibilidade de estacionar e o grau de dificuldade da manobra. Funciona sempre
a menos de 20 km/h .
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