quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cidade de São Paulo inicia programa piloto para taxi elétrico


Projeto terá 10 unidades do Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo

Foram entregues as duas primeiras unidades do Nissan LEAF que fazem parte do programa piloto para avaliar a viabilidade de veículos elétricos operarem como táxi na cidade de São Paulo. O estudo é um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções (MoU) assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo, e que conta também com a Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo). Na época, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a assinar um acordo deste tipo. 



Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico

comercializado em larga escala no mundo  
O programa piloto contará com uma rede de recarga,
com 15 pontos, dentro do circuito estabelecido
As duas primeiras unidades do Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo, iniciam a parte prática do programa piloto no dia 11 de junho, quando vão para as ruas. Os veículos ficarão no ponto localizado entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos serviços de transporte com emissão zero, e circularão em um circuito pré-definido dentro do mini Anel Viário da cidade de São Paulo Na próxima fase do projeto, prevista para a metade do segundo semestre, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades do modelo, totalizando 10 carros - todos disponibilizados pela Nissan do Brasil.


Com emissão zero de poluição, o propulsor tem
autonomia de 160 km com uma única carga
O programa piloto do táxi elétrico em São Paulo contará com motoristas profissionais do transporte de passageiros, pessoas que entendem as demandas da mobilidade urbana diária na cidade de São Paulo e que, consequentemente, poderão contribuir muito para o estudo. Os profissionais foram treinados pela Nissan do Brasil dentro da parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e com a Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax).




Além de estudar o comportamento de um veículo com tração elétrica pelas ruas de São Paulo, o programa piloto contará com uma rede de recarga. Serão 15 pontos dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de carregamento rápido, instaladas pela AES Eletropaulo, nas quais os taxistas poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan LEAF com carga em até 30 minutos, e outros 10 carregadores para o “reabastecimento” em até 8 horas, que pode ser durante a noite, período de menor consumo de energia pela população. “É a nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Por meio de inovação e tecnologia, haverá impacto positivo para o meio ambiente e para a população”, disse Britaldo Soares, presidente da AES Brasil. 


“A Nissan é a fabricante que está na vanguarda mundial da tecnologia de veículos elétricos. Ao participarmos esse programa do Táxi Elétrico em São Paulo, reafirmamos nossa missão mundial de promover uma vida mais amigável com a natureza e com o planeta sem comprometer o conforto da mobilidade urbana. Com mais este passo, reforçamos também nosso compromisso com desenvolvimento do Brasil, oferecendo um veículo com inovação e qualidade japonesa de emissão zero de poluentes”, afirma François Dossa, vice-presidente de Administração e Finanças da Nissan do Brasil. “Estamos atuando em diversas frentes para colaborar com o fortalecimento do país, já demonstrado em outros momentos como o anúncio de nova fábrica no país, bem como o patrocínio aos Jogos Olímpicos Rio 2016”, completa.


O Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo será monitorado pelos envolvidos, que acompanharão e irão analisar as necessidades dos taxistas, dos pontos para recarga rápida, o desempenho e a manutenção dos veículos, entre outros assuntos que envolvem a iniciativa. 


Com autonomia de 160 km com uma única carga, o Nissan LEAF foi projetado desde o início para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, oferecendo espaço, conforto e potência como os veículos à combustão, mas sem emitir poluentes que contribuem para o efeito estufa e nem fazer barulho, algo comum nos centros urbanos.


Fonte: Imprensa Nissan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário