Sigma 1.6 é fabricado com peças em alumínio, fabricado em Taubaté resulta de projeto global da montadora |
Helder Lima
A Ford anunciou o início da
exportação para a Europa do motor Sigma 1.6 produzido em Taubaté, no interior
paulista. O moderno motor vai equipar o Focus em alguns mercados europeus, a
exemplo do que já ocorre no Brasil e em outros países do continente americano.
O Sigma é um motor de última
geração, produzido 100% em alumínio e com alto padrão de qualidade. Para a
Europa, será exportada a versão a gasolina. No Brasil, o Sigma tem tecnologia flex.
Além do Focus na Europa, a
fábrica brasileira já fornece essa nova família global de motores para o New
Fiesta vendido nos Estados Unidos e América do Sul. Também o Focus
sul-americano é equipado com o motor Sigma.
"A Ford Taubaté tem um
padrão mundial de qualidade e uma tradiçāo em exportaçāo de motores para os principais
mercados mundiais. Além da América do Norte, para onde exporta há muitos anos,
a Europa, uma das regiões mais exigentes, passa a receber nosso propulsor para
os veículos Ford", diz Celso Salles, gerente da Fábrica de Taubaté.
Produzido com bloco, cabeçote,
cárter e pistões de alumínio e 16 válvulas, o motor Sigma é um projeto global
que se caracteriza pelo baixo peso, durabilidade, economia e baixo nível de
ruído e emissões.
Entre outros avanços, tem
acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de
válvulas, que mantém a pressão sem necessidade de tensionador e oferece um
funcionamento silencioso e suave, com grande durabilidade.
Linhas de
produção recebem investimentos
A eficiência da Fábrica de
Motores de Taubaté faz parte do plano de investimentos de R$500 milhões
anunciado no fim do ano passado para ampliar a capacidade de produção da
unidade, que era de 350 mil motores por ano.
Hoje, a Fábrica de Taubaté
trabalha em um ritmo diário de 1,5 mil motores Sigma. Além dessa família, a
unidade também produz 1,1 mil unidades do Zetec RoCam. "A nossa projeção
para 2012 é ampliar a produção para 600 mil motores", afirma o executivo
da Ford.
Nenhum comentário:
Postar um comentário