sábado, 9 de junho de 2012

Motor brasileiro equipará o Focus na Europa


Sigma 1.6 é fabricado com peças em alumínio, fabricado em Taubaté resulta de projeto global da montadora

Helder Lima

A Ford anunciou o início da exportação para a Europa do motor Sigma 1.6 produzido em Taubaté, no interior paulista. O moderno motor vai equipar o Focus em alguns mercados europeus, a exemplo do que já ocorre no Brasil e em outros países do continente americano.

O Sigma é um motor de última geração, produzido 100% em alumínio e com alto padrão de qualidade. Para a Europa, será exportada a versão a gasolina. No Brasil, o Sigma tem tecnologia flex.

Além do Focus na Europa, a fábrica brasileira já fornece essa nova família global de motores para o New Fiesta vendido nos Estados Unidos e América do Sul. Também o Focus sul-americano é equipado com o motor Sigma.

"A Ford Taubaté tem um padrão mundial de qualidade e uma tradiçāo em exportaçāo de motores para os principais mercados mundiais. Além da América do Norte, para onde exporta há muitos anos, a Europa, uma das regiões mais exigentes, passa a receber nosso propulsor para os veículos Ford", diz Celso Salles, gerente da Fábrica de Taubaté.

Produzido com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio e 16 válvulas, o motor Sigma é um projeto global que se caracteriza pelo baixo peso, durabilidade, economia e baixo nível de ruído e emissões.

Entre outros avanços, tem acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, que mantém a pressão sem necessidade de tensionador e oferece um funcionamento silencioso e suave, com grande durabilidade.


Linhas de produção recebem investimentos

A eficiência da Fábrica de Motores de Taubaté faz parte do plano de investimentos de R$500 milhões anunciado no fim do ano passado para ampliar a capacidade de produção da unidade, que era de 350 mil motores por ano.

Hoje, a Fábrica de Taubaté trabalha em um ritmo diário de 1,5 mil motores Sigma. Além dessa família, a unidade também produz 1,1 mil unidades do Zetec RoCam. "A nossa projeção para 2012 é ampliar a produção para 600 mil motores", afirma o executivo da Ford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário