EcoBosst 1.0 da Ford recebeu o prêmio "Motor Internacional do Ano" |
A Ford teve o EcoBoost 1.0 eleito pela imprensa
especializada de vários países do mundo como o lançamento do ano na área de
motores. O prêmio "Motor Internacional do Ano", considerado o
principal da área de tecnologia automotiva, é promovido pela revista Engine
Technology International e atribuído por um júri formado por 76 jornalistas de
35 países, incluindo representante do Brasil.
O EcoBoost 1.0 usa turbos de baixa inércia para gerar potência rápida na aceleração |
Lançado este ano na Europa e equipando o Focus naquele
continente, o EcoBoost 1.0 recebeu na premiação também os títulos de
"Melhor Motor Novo" e "Melhor Motor até 1.0 Litro". Também
chama a atenção o fato de o EcoBoost 1.0 ter somado a maior pontuação já
registrada na história do prêmio.
Este é um reconhecimento inédito para a Ford na premiação
que é uma das mais prestigiadas do mundo por reunir jornalistas especializados
de todos os continentes. Na avaliação da imprensa, o motor EcoBoost, com um
bloco pequeno de três cilindros, destacou-se pela tecnologia avançada e
inovadora.
"Divisor de águas"
"Quando
iniciamos o projeto desse motor, nós estabelecemos metas incrivelmente altas",
diz Joe Bakaj, vice-presidente Global da Ford. "O objetivo era entregar
uma economia de arregalar os olhos, um desempenho surpreendente, silencioso e
refinado – tudo isso usando um bloco pequeno de três cilindros."
Segundo
ele, a Engenharia da Ford respondeu a esse desafio aparentemente impossível com
soluções inovadoras e empolgantes. "O resultado é um divisor de águas para
os motores a gasolina em todo o mundo", completa Bakaj.
Segundo
Dean Slavnich, editor da Engine Technology International e presidente do prêmio
"Motor Internacional do Ano", "esta é uma vitória merecida para
um motor realmente extraordinário."
O motor – pequeno
a ponto de caber em uma folha de papel A4 – foi projetado nos centros técnicos
da Ford em Dunton, no Reino Unido, e Merkenich, na Alemanha. Ele é produzido
nas fábricas da Ford em Craiova, na Romênia, e em Colônia, na Alemanha.
Inovações
O EcoBoost
1.0 usa turbos de baixa inércia para gerar potência rápida na aceleração, já em
baixa rotação, e entregar força máxima com giro de até 248.000 rpm.
Ele
incorpora também outras importantes inovações:
O tubo de exaustão fundido no cabeçote reduz a temperatura
dos gases de escape e otimiza a relação ar-combustível em uma faixa mais ampla
de rotação;
Seu bloco exclusivo de ferro fundido aquece o motor mais
rápido que um bloco de alumínio convencional e reduz em 50% a quantidade de
energia necessária para o "aquecimento", aumentando a economia de
combustível;
As duas correias principais do motor trabalham imersas em óleo
para um funcionamento mais silencioso e eficiente;
Para compensar as vibrações do motor, um desafio quando se
usa a configuração de três pistões, em vez de adicionar pesos, a solução
adotada foi o desbalanceamento proposital do volante e da polia.
O novo Focus com motor EcoBoost 1.0 de 100 cv é o carro mais econômico da categoria |
Economia real
O EcoBoost 1.0 estreou este ano no Focus europeu e em breve
vai equipar os modelos C-MAX e B-MAX. Ele também será oferecido no ano que vem
em veículos da Ford nos Estados Unidos, Ásia-Pacífico e África.
O novo Focus com motor EcoBoost 1.0 de 100 cv é o carro mais
econômico da categoria, com consumo de 20,8 km/l e emissões de CO2 de 109 g/km.
A versão de 125 cv faz 20 km/l e tem emissões de CO2 de 114 g/km.
Em seu
primeiro mês completo de vendas na Europa, o Focus EcoBoost 1.0 somou 4.700
unidades, respondendo por cerca de um quarto das vendas da linha nos 19
tradicionais mercados europeus da Ford.
A Ford
planeja triplicar a produção anual de veículos com motor EcoBoost na Europa, de
141.000 unidades em 2011 para cerca de 480.000 até 2015. Desse total, estima-se
que mais de 300.000 sejam da versão EcoBoost 1.0.
Refinamento
Na eleição
do "Motor Internacional do Ano", os jornalistas automotivos analisam
os aspectos de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e avanço
tecnológico. O EcoBoost 1.0 somou 28% mais pontos que o concorrente mais
próximo e registrou o maior placar da história da competição.
"O
fato de um motor de três cilindros impulsionar com facilidade um veículo como o
Focus prova que o motor de combustão interna tem um futuro muito
promissor", comentou Dean Slavnich. "Os dados de potência, resposta e
economia real de combustível são apenas o topo do iceberg em relação ao que
esse motor oferece para os motoristas de hoje. Parabéns, Ford!"
Outros
jurados também elogiaram o EcoBoost 1.0. "Se o 'downsizing' é o caminho a
seguir, não existe hoje um exemplo melhor do que este. Ele tem a mesma potência
de um motor 1.6 aspirado naturalmente, com muito mais aceleração", disse o
jornalista britânico John Simister.
"Com
bom torque desde as rotações mais baixas, este motor turbo de três cilindros e
alta tecnologia oferece o desempenho de um pequeno turbodiesel, mas sem ruídos
e vibrações", afirmou Christopher Congrega, da revista francesa
L'Automobile Magazine.
Tarcísio Dias de Araújo, da revista eletrônica Mecânica
Online, do Brasil, Carlos Angio e Pablo Jorge Galtieri, da Argentina, foram os
representantes da América do Sul no júri da premiação.
Fonte: Imprensa Ford
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