sábado, 16 de junho de 2012

Imprensa mundial elege o EcoBoost 1.0 da Ford o Motor Internacional do Ano


EcoBosst 1.0 da Ford recebeu o prêmio "Motor Internacional do Ano"

A Ford teve o EcoBoost 1.0 eleito pela imprensa especializada de vários países do mundo como o lançamento do ano na área de motores. O prêmio "Motor Internacional do Ano", considerado o principal da área de tecnologia automotiva, é promovido pela revista Engine Technology International e atribuído por um júri formado por 76 jornalistas de 35 países, incluindo representante do Brasil.

O EcoBoost 1.0 usa turbos de baixa inércia
para gerar potência rápida na aceleração
 
Lançado este ano na Europa e equipando o Focus naquele continente, o EcoBoost 1.0 recebeu na premiação também os títulos de "Melhor Motor Novo" e "Melhor Motor até 1.0 Litro". Também chama a atenção o fato de o EcoBoost 1.0 ter somado a maior pontuação já registrada na história do prêmio.

Este é um reconhecimento inédito para a Ford na premiação que é uma das mais prestigiadas do mundo por reunir jornalistas especializados de todos os continentes. Na avaliação da imprensa, o motor EcoBoost, com um bloco pequeno de três cilindros, destacou-se pela tecnologia avançada e inovadora.

"Divisor de águas"
"Quando iniciamos o projeto desse motor, nós estabelecemos metas incrivelmente altas", diz Joe Bakaj, vice-presidente Global da Ford. "O objetivo era entregar uma economia de arregalar os olhos, um desempenho surpreendente, silencioso e refinado – tudo isso usando um bloco pequeno de três cilindros."

Segundo ele, a Engenharia da Ford respondeu a esse desafio aparentemente impossível com soluções inovadoras e empolgantes. "O resultado é um divisor de águas para os motores a gasolina em todo o mundo", completa Bakaj.

Segundo Dean Slavnich, editor da Engine Technology International e presidente do prêmio "Motor Internacional do Ano", "esta é uma vitória merecida para um motor realmente extraordinário."

O motor – pequeno a ponto de caber em uma folha de papel A4 – foi projetado nos centros técnicos da Ford em Dunton, no Reino Unido, e Merkenich, na Alemanha. Ele é produzido nas fábricas da Ford em Craiova, na Romênia, e em Colônia, na Alemanha.

Inovações
O EcoBoost 1.0 usa turbos de baixa inércia para gerar potência rápida na aceleração, já em baixa rotação, e entregar força máxima com giro de até 248.000 rpm.

Ele incorpora também outras importantes inovações:
O tubo de exaustão fundido no cabeçote reduz a temperatura dos gases de escape e otimiza a relação ar-combustível em uma faixa mais ampla de rotação;

Seu bloco exclusivo de ferro fundido aquece o motor mais rápido que um bloco de alumínio convencional e reduz em 50% a quantidade de energia necessária para o "aquecimento", aumentando a economia de combustível;

As duas correias principais do motor trabalham imersas em óleo para um funcionamento mais silencioso e eficiente;

Para compensar as vibrações do motor, um desafio quando se usa a configuração de três pistões, em vez de adicionar pesos, a solução adotada foi o desbalanceamento proposital do volante e da polia.

O novo Focus com motor EcoBoost 1.0 de 100 cv
é o carro mais econômico da categoria
Economia real
O EcoBoost 1.0 estreou este ano no Focus europeu e em breve vai equipar os modelos C-MAX e B-MAX. Ele também será oferecido no ano que vem em veículos da Ford nos Estados Unidos, Ásia-Pacífico e África.

O novo Focus com motor EcoBoost 1.0 de 100 cv é o carro mais econômico da categoria, com consumo de 20,8 km/l e emissões de CO2 de 109 g/km. A versão de 125 cv faz 20 km/l e tem emissões de CO2 de 114 g/km.

Em seu primeiro mês completo de vendas na Europa, o Focus EcoBoost 1.0 somou 4.700 unidades, respondendo por cerca de um quarto das vendas da linha nos 19 tradicionais mercados europeus da Ford.

A Ford planeja triplicar a produção anual de veículos com motor EcoBoost na Europa, de 141.000 unidades em 2011 para cerca de 480.000 até 2015. Desse total, estima-se que mais de 300.000 sejam da versão EcoBoost 1.0.

Refinamento
Na eleição do "Motor Internacional do Ano", os jornalistas automotivos analisam os aspectos de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e avanço tecnológico. O EcoBoost 1.0 somou 28% mais pontos que o concorrente mais próximo e registrou o maior placar da história da competição.

"O fato de um motor de três cilindros impulsionar com facilidade um veículo como o Focus prova que o motor de combustão interna tem um futuro muito promissor", comentou Dean Slavnich. "Os dados de potência, resposta e economia real de combustível são apenas o topo do iceberg em relação ao que esse motor oferece para os motoristas de hoje. Parabéns, Ford!"

Outros jurados também elogiaram o EcoBoost 1.0. "Se o 'downsizing' é o caminho a seguir, não existe hoje um exemplo melhor do que este. Ele tem a mesma potência de um motor 1.6 aspirado naturalmente, com muito mais aceleração", disse o jornalista britânico John Simister. 

"Com bom torque desde as rotações mais baixas, este motor turbo de três cilindros e alta tecnologia oferece o desempenho de um pequeno turbodiesel, mas sem ruídos e vibrações", afirmou Christopher Congrega, da revista francesa L'Automobile Magazine.

Tarcísio Dias de Araújo, da revista eletrônica Mecânica Online, do Brasil, Carlos Angio e Pablo Jorge Galtieri, da Argentina, foram os representantes da América do Sul no júri da premiação.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário