sábado, 23 de junho de 2012

Projeto de SUV da Ford fala várias línguas


EcoSport traz linhas fluidas e robustas: coluna A se harmoniza com inclinação do capô
Helder Lima

O novo utilitário (SUV) EcoSport, primeiro carro global da Ford, criado no Brasil para venda em mais de 100 países, teve seu projeto desenvolvido por um time de centenas de designers e engenheiros de mais de 20 países, que trabalharam juntos em Camaçari, na Bahia. Essa experiência pode ser vista no vídeo no link http://www.youtube.com/watch?v=52WjG2ufFjw

O filme mostra um resumo dessa história, em que pessoas de várias origens, idiomas e culturas buscam consolidar o projeto do veículo, que chega em breve aos mercados brasileiro e internacional. "A diversidade na criação é um dos fatores desse projeto", resume o brasileiro Alexandre Machado, engenheiro-chefe do EcoSport.

Na lista de desenvolvedores estão representantes das Américas: brasileiros, argentinos, chilenos, venezuelanos, mexicanos, americanos, canadenses e surinameses; da Europa: ingleses, alemães, italianos, portugueses, espanhóis, romenos, franceses; do Egito e da Ásia: sul-coreanos, turcos, vietnamitas, chineses, indianos, tailandeses, filipinos e australianos.

Segundo Machado, o trabalho reuniu cerca de 500 pessoas que, apesar de diferentes nacionalidades, se comunicaram de forma efetiva. "Para poder montar essa estrutura de trabalho, onde a confiança mútua intercultural é essencial, foram estabelecidos objetivos audaciosos num time efetivo. No Novo EcoSport, conseguimos atingir uma maturidade nessa comunicação", diz.

No seu desenvolvimento, o Novo EcoSport foi testado em diferentes regiões do mundo. Das altas temperaturas do deserto do Arizona, nos Estados Unidos, ao gelo do Canadá, passando por diversos tipos de clima e estradas no Brasil, Inglaterra, México, Alemanha, Austrália, China e Índia, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário