Mantendo a tradição
da montadora Audi, em oferecer alta tecnologia e conforto absoluto nas peruas
da marca, a sétima geração da nova Audi A6 Avant, mais uma vez, estabelece
novos padrões na categoria das stationwagons.
A nova perua da
marca alemã chega ao Brasil recheada de soluções e tecnologias de ponta já
utilizadas nas famílias A7 e A8. Com um amplo portfólio de inovações e a
carroceria mais leve -- graças aos diversos componentes de alumínio -- o modelo
está escrevendo o próximo capítulo na história de sucesso da família A6.
A A6 Avant 3.0
TFSI quattro é uma opção mais rápida, esportiva e dinâmica para os consumidores
que querem carros grandes e familiares. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6
segundos. Além da performance, oferece sistemas de auxílio ao motorista
inovadores, como o Audi Night Vision, que detecta e alerta para a
presença de pessoas e animais até 300 metros à frente do veículo quando escurece;
o ACC (Adaptative Cruise Control), um controle de cruzeiro
adaptativo que regula automaticamente a distância e velocidade dos
veículos à frente; e o Audi Pre Sense Plus, que proporciona maior
segurança por antecipar uma situação de emergência, antes da percepção do
motorista e, automaticamente, acionar o sistema de freios, modificar o
posicionamento dos assentos e fechar totalmente os vidros e o teto solar. Outro
equipamento de ponta é o head-up display que projeta as principais informações
sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos.
A nova Audi A6
Avant foi lançada recentemente no mercado europeu e impressiona pelo design e
caráter esportivo. O modelo vem equipado de série com diversos sistemas de
segurança, idênticos aos incorporados ao modelo sedã, como carroceria ultra
leve, graças à mistura inteligente de materiais; direção assistida
eletromecânica; e o sistema Audi Drive Select. A Audi oferece também, como
opcional na nova A6 Avant, faróis Full LEDs.
Equipado com
motor 3.0 TFSI, de 300 cv de potência, o modelo tem desempenho altamente
esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,6 segundos e a
velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Em relação ao consumo,
a nova perua é 21% mais econômica do que a versão anterior e faz, na média
cidade/estrada, 12,2 km/litro de combustível.
Design: esportividade e elegância
A sétima geração
do Audi A6 oferece um modelo com visual elegante e sofisticação dos
equipamentos. Medindo 4,92 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,46 metro
de altura, a perua oferece bastante espaço interno e conforto aos passageiros,
principalmente para quem viaja no banco traseiro, graças a maior distância
entre-eixos, que cresceu para 2,91 metros.
Na dianteira,
chamam à atenção a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da
marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam a visual mais
impactante. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas
por LEDs e controle inteligente dos módulos de luz.
A iluminação para
todos os tipos de condições climáticas substitui os faróis de neblina, cuja
localização tradicional na entrada de ar recebeu sensores do radar do ACC
(Adaptive Cruise Control) com função Stop&Go. Seu alcance é de
60 metros - quatro vezes maior do que luzes de
nevoeiro convencionais, além de utilizar menos energia. Em combinação com
o xenon plus e os faróis LED, a Audi também
oferece luzes traseiras com tecnologia LED, dando um efeito
tridimensional ao conjunto.
A carroceria,
extremamente leve, possui significativa porção de componentes de alumínio –
mais de 20% do conjunto. A estrutura de baixo peso é ao mesmo tempo rígida e
segura, em uma composição com diversos elementos em alumínio e aço de alta
resistência, que reduziram o peso em até 70 quilos em comparação ao modelo
anterior.
A estrutura da
carroceria traz outros pontos fortes adicionais, como métodos
de construção que asseguram níveis de ruído extremamente baixos na
cabine. Já o ajuste preciso de todos os componentes e sistemas hidráulicos - e
também da transmissão - proporciona excelente isolamento de vibrações. O
porta-malas tem capacidade de 565 litros, que pode chegar até 1.680 litros com
os bancos rebaixados, e possui porta-traseira com abertura e fechamento
elétricos. A novidade é que a tampa do porta-malas também pode ser aberta com o
pé. Quando está com as mãos carregadas, por exemplo, o usuário do veículo pode
abrir a porta com um ligeiro movimento embaixo do pára-choque (semelhante a um
chute), onde um sensor capta o movimento da perna e abre automaticamente a
tampa. A Avant também vem equipada com spoiler traseiro e rodas de liga leve de
18 polegadas, com pneus 245/45 R18. O acabamento da soleira das portas é em
alumínio e o modelo vem ainda com frisos decorativos brilhantes.
A perua Audi é
oferecida com 13 opções de cores externas e diversas combinações de cores
internas para assentos, painéis, tapetes e teto. Para conforto do motorista e
passageiros, é equipada com ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros
elétricos com memória para o motorista, teto solar Open Sky panorâmico, volante
esportivo em couro, multifuncional com shift paddles, entre outras facilidades.
Os sistemas de som Bang&Olufsen ou Bose são oferecidos como opcionais.
Motor e transmissão
O motor também
evoluiu na sétima geração da perua Audi A6 Avant. O propulsor 3.0 TFSI a
gasolina, 2.995 cm3, produz 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo, entre
2.900 e 4.500 rpm. O motor com compressor mecânico, em conjunto com a
transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à
tração quattro, possibilitam à perua Audi A6 Avant o desempenho de um
carro esportivo.
O modelo acelera
de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e tem máxima limitada eletronicamente em
250 km/h.Os dois intercoolers foram retrabalhados para refrigerar ainda mais o
ar comprimido, permitindo que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão.
Essa medida, em conjunto com o melhor aproveitamento dos injetores, resultou no
ganho dos 10 cv de potência em relação à geração anterior.
A evolução do
sistema quattro de tração integral permanente apresenta novo diferencial
central e a função de vetorização de torque, que garantem ainda mais tração,
estabilidade e resposta dinâmica, porque atua nas quatro rodas: se uma
delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema
desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em
excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
No chassi, os
braços da suspensão são feitos em alumínio e a direção eletromecânica é
altamente eficiente. O sistema Audi Drive Select, que altera os
parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série com quatro modos de dirigir:
Dinâmico, Auto (normal), Conforto e Individual, que atua de acordo com a
preferência do próprio motorista, que pode escolher as regulagens da direção,
da aceleração e da suspensão..
Sistemas de assistência ao motorista: ACC Stop &Go
e Audi Pre Sense
A Audi ainda
oferece um pacote advanced de equipamentos opcionais para a nova
Audi A6 Avant que auxiliam o motorista e garante mais segurança. A
integração entre eles, com máxima versatilidade, inteligência e
desempenho, tornam a condução mais relaxante, fácil e agradável, sobretudo em
longas distâncias.
O grande
destaque deste conjunto é o controle de cruzeiro adaptativo (Adaptative Cruise
Control -ACC) com função Stop & Go e o Audi Pre Sense.
O sistema regula a velocidade e a distância da perua do veículo à frente,
acelerando e freando em um intervalo de 0 a 250 km/h. O motorista pode usar
o sistema operacional para determinar por meio do MMI como o equipamento deve
funcionar – mais confortavelmente ou mais esportivamente. Três níveis e quatro
modos de distância estão disponíveis.
O ACC Stop
&Go usa sistema inovador de redes no veículo para analisar dados de até 26
outros sistemas. Porém, as informações-chave vêm de dois sensores de longo
alcance localizados na dianteira: os radares fazem a varredura de um campo de
250 metros com um ângulo de abertura de 40 graus. Uma pequena câmera de vídeo
na base do espelho retrovisor interno mostra cerca de 60 metros à frente,
também com um ângulo de 40 graus.
Desta
forma, o sistema pode reconhecer cenários complexos e, preventivamente, apoiar
o motorista. O ACC também utiliza os dados de rota do sistema de
navegação para poder calcular, de forma confiável, a faixa adequada na estrada,
mesmo em curvas.Outra aplicação é a função Stop-and-Go para o tráfego da
cidade, onde o sistema, convenientemente, desacelera o veículo até a parada.
Audi Pre Sense: mais segurança para os
ocupantes
O Audi PreSense
é um equipamento que proporciona maior segurança a todos os ocupantes do
veículo por prever, antes do motorista, uma situação de emergência, pois
trabalha em estreita colaboração com uma série de outros sistemas e inicia
medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. Detectado o
problema, automaticamente aciona o sistema de freios, modifica o
posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o
fechamento total dos vidros e do teto solar.
O Audi PreSense,
combinado com o ACC Stop&Go, pode evitar possíveis colisões traseiras
com o veículo da frente em velocidades acima de 30
km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes. No
caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um
alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é
pré-carregado e os amortecedores tornam-se mais rígidos. Se o motorista
permanece passivo, uma sacudida de alerta - a ativação breve dos freios - é
realizada na segunda etapa e os cintos de segurança são levemente tensionados
ao mesmo tempo. Se a pessoa ao volante pisa no pedal, neste ponto, o assistente
de freio hidráulico aumenta o poder de frenagem adequada para a situação. Mas
se o motorista ignora o aviso de choque, o sistema inicia, com autonomia,
frenagem parcial, para diminuir a velocidade do veículo – a uma taxa de de 3 m/
s ², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são
fechados, a luz do freio é ativada e os cintos de segurança são tensionados.
Head Up display: informações em um piscar de olhos
O head-up
display - tecnologia opcional na perua Audi A6 – projeta as
principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos. O
visor aparece como uma imagem virtual em uma janela de 262 x 87 milímetros, que
parece “pairar” sobre o capô do motor, a uma distância de, aproximadamente, 2,3
metros, precisamente no campo principal de visão do motorista.
A janela de
imagem é regulável em altura e para assimilar as informações, o condutor não
precisa desviar o olhar da estrada.Também os olhos, acostumados a visão à
distância durante a condução, não precisam se ajustar à leitura das
informações. O motorista leva cerca de metade do tempo para olhar para o
head-up display do que levaria para ler o visor no painel de instrumentos - uma
vantagem importante, especialmente em altas velocidades.
Assistente de visão noturna: para ver mais longe
no escuro
O
assistente de visão noturna (Audi Night Vision) auxilia o
motorista a detectar pedestres e animais na pista durante a noite. Uma
câmera de imagem térmica localizada na grade frontal do veículo
funciona como um sistema infravermelho à distância, ou seja, o equipamento
reage ao calor irradiado pelos objetos. Um computador converte
as informações da câmera em imagens que são mostradas na tela de 7
polegadas do sistema de informações ao motorista.
A
câmera com infravermelho pode captar objetos até 300 metros à
frente, com ângulo de 24 graus de abertura, muito além
do alcance do farol alto. O software de processamento
de imagens apresenta os objetos detectados em até 100 metros de distância no
visor. Em uma situação perigosa, a pessoa é marcada em vermelho
e um sinal de alerta soa. A marcação vermelha também pode
aparecer, opcionalmente, no head-up display.
Outros sistemas de assistência
Além destes
equipamentos, a perua Audi A6 Avant pode vir equipada com outros sistemas
de assistência ao motorista, como o Audi Side Assist, que alerta o
condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca
de faixas mais seguras; e o Audi Park Assist, para auxílio nas
manobras de estacionamento. O condutor precisa só acelerar e frear, enquanto o
carro esterça as rodas sozinho para fazer uma baliza.
Fonte: Imprensa Audi Brasil
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