domingo, 17 de junho de 2012

Tecnologias limpas disputam espaço da Rio+20


Modelos da PSA Peugeot Citroën combinam tecnologia híbrida com diesel, adotando o biodiesel
Helder Lima

Enquanto representantes de governos e da sociedade buscam consenso para dotar de maior sustentabilidade as economias do mundo, as montadoras usam a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, para mostrar soluções tecnológicas de mobilidade com menor impacto ambiental.


A PSA Peugeot Citroën levou para o evento, que se realiza até a próxima sexta-feira, 22 de junho, a união de dois projetos: os carros de passeio com sistema híbrido diesel HYbrid4 (com motores a diesel e elétrico) e o biodiesel 100% brasileiro e vegetal.


Modelos como o Peugeot 3008 HYbrid4 e Citroën DS5 HYbrid4, que já são comercializados na Europa, mas são mostrados pela primeira vez no País, estão rodando abastecidos com o biodiesel B30, desenvolvido como parte do Projeto Biodiesel Brasil, uma parceria entre a montadora e o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), da Universidade de São Paulo.


Após essa apresentação, os carros híbridos diesel serão integrados à frota de veículos das marcas Peugeot e Citroën utilizada nos testes da Fase III do Projeto Biodiesel Brasil e participarão também dos testes de viabilidade do biodiesel B100 (100% bio). O Grupo PSA está investindo R$ 1,5 milhão nesta fase do projeto até 2013.


A utilização de biodiesel, em uma mistura B30 (composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel comum), torna mais eficiente o nível de emissões de CO2 dos carros. Eles chegam a apresentar emissões de apenas 75g de CO2/km rodando com o biodiesel brasileiro, contra 99g com diesel normal.


Cada um desses veículos pesa 1.660 kg, desenvolvendo 200 cv de potência – somados o desempenho dos motores a diesel e elétrico – com média de consumo de 26,3 km/l.



Volkswagen mostra o conceito ‘Think Blue’
Volkswagen destaca a combinação de iniciativas
para reduzir poluição e impactos das fábricas
Durante a Rio+20, a Volkswagen apresenta a iniciativa global ‘Think Blue’, lançada em 2010 para tornar a mobilidade mais eficiente e acessível. Os objetivos desse programa são o desenvolvimento de carros menos poluentes e a redução de impactos na produção de veículos.


No Brasil, o conceito se aplica a iniciativas já realizadas pela montadora, como o investimento em energias renováveis, por meio da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), a reciclagem e reutilização de materiais na produção e o desenvolvimento de veículos com o conceito BlueMotion, como o Polo e o recém-lançado Fox.


Uma das tecnologias que surgiu debaixo desse conceito é o desenvolvimento de tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e portas. A tecnologia protege o meio ambiente ao permitir que cada carro utilize quantidade de plástico equivalente a até 52 garrafas PET de 1,5 litro, sendo cerca de 44 garrafas para o tecido que revestirá bancos e o restante para o das portas.



Modelos da BMW
BMWConcept ActiveE antecipa tecnologia elétrica,
que busca maior autonomia para ser lançada
A BMW participa da conferência mostrando metas, sugestões de mobilidade e a história de sua submarca BMWi, que oferece soluções sustentáveis. A montadora trouxe da Alemanha cinco veículos elétricos para promover uma ação de test-drive que será realizada no Autódromo de Jacarepaguá. Os convidados da marca podem comprovar a eficiência e o dinamismo dos modelos BMWConcept ActiveE e MINI E, desenvolvidos com tecnologias que serviram de referências e base para o desenvolvimento futuro de modelos elétricos da submarca BMW i, como o i3 e i8. Mesmo antes dos veículos elétricos virarem tendência mundial, o BMW Group já investia em pesquisas para o desenvolvimento de carros ecológicos. Cerca de 40% dos novos modelos da montadora oferecem uma redução no consumo de combustível e, conseqüentemente, de emissões de até 23%.

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