sábado, 2 de junho de 2012

Sonic quer atrair jovens para a Chevrolet

Versão hatch terá preço inicial de R$ 46,2 mil; modelo deve concorrer com New Fiesta
Helder Lima


A Chevrolet começa a vender nos próximos dias o Sonic, modelo compacto importado da Coreia do Sul que terá duas versões de carroceria: hatch, com cinco portas, e sedã, de quatro portas. O carro será equipado com o propulsor Ecotec 1.6 16V e terá opões de câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis, com troca sequencial. A versão hatch terá preço inicial de R$ 46,2 mil, enquanto o sedã partirá de R$ 49,1 mil.


Sonic será vendido nas versões LT e LTZ
Com o novo veículo, a montadora se alinha à concorrência, que oferece nessa categoria de compactos com mais valor agregado opções como o New Fiesta, o Honda City e o Fiat Grand Siena. Esses carros refletem o aumento de poder aquisitivo do consumidor, que pode escolher uma solução de mobilidade que ofereça maior nível de conforto e tecnologia do que os carros básicos.


O desenho do carro adota linhas esportivas e agressivas
Assim como os outros modelos da marca, o Sonic será vendido nas versões LT e LTZ. A versão LT oferece ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro.


Sedã oferece porta-malas com 477 litros;
lanternas grandes e envolventes marcam a traseira
Já a versão LTZ oferece tudo o que a LT traz e ainda o sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas. Além disso, a versão do Sonic LTZ ainda oferece a opção do câmbio automático de seis marchas, piloto automático e revestimento dos bancos em couro.


Interior foi criado com o conceito de duplo cockpit;
acabamento traz aplicações que imitam alumínio
O desenho do carro adota linhas esportivas e agressivas. O carro é essencialmente voltado ao público jovem. Na dianteira, o destaque vai para os faróis com canhões de luz expostos. A ponta do capô forma uma linha de caracteres acima dos faróis, que flui em um perfil lateral elegante, que continua pela linha de cintura alta.


Propulsor rende potência de 120 cavalos
O motor Ecotec 1.6 16V oferece cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.


Painel combina conta-giros analógico com
velocímetro digital, como em motos esportivas
Além disso, esse propulsor tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força.


Propulsor rende 120 cavalos quando abastecido
com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm
O propulsor rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já a 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação.


Outras tecnologias são as bielas forjadas, em vez de fundidas, que garantem mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.


Detalhes do interior
A atenção aos detalhes na concepção do habitáculo do Sonic resultou numa execução de maior qualidade, típica de segmentos superiores. Não existem diferenças de configuração do design interno entre o hatch e o sedã. Assim como outros modelos da linha Chevrolet, o duplo cockpit incorpora outro elemento de design característico: um painel envolvente que flui até às portas do condutor e do passageiro da frente. À esquerda e à direita, as saídas redondas do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado sobressaem da superfície do painel. O painel de instrumentos retoma a inspiração nas "motos" presente no exterior, incluindo um mostrador analógico e um visor digital LCD.



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