quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ford Transit Odontomóvel comemora 1 ano de atendimento em Camaçari

A versatilidade da van da marca como alternativa de uma clínica dentária móvel
A Ford Transit Odontomóvel, van montada como consultório odontológico, comemora um ano de funcionamento no atendimento de consultas e tratamentos para crianças na cidade de Camaçari, na Bahia. A iniciativa da Ford em parceria com a Prefeitura de Camaçari mostra, de um lado, uma proposta social para a comunidade e, de outro, a versatilidade da van da marca como alternativa de uma clínica dentária móvel.

Veículos montados com equipamentos modernos,
capazes de realizar vários tipos de intervenções
Essa ação complementa uma outra realizada pela empresa na área, em que um caminhão Ford Cargo funciona como consultório de dentista para caminhoneiros em estradas de todo o País. O trabalho com este veículo foi pioneiro e já beneficiou milhares de pessoas.

Os dois veículos Ford são montados como consultórios completos e modernos, capazes de realizar vários tipos de intervenções, desde limpezas e restaurações até o trabalho educativo de prevenção.

Já atendeu aproximadamente 400 crianças
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010, a cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros. Na idade de 12 anos, utilizada mundialmente para avaliar a situação em crianças, a doença atingia 69% da população em 2003 e diminuiu para 56% em 2010.

Camaçari
A van Transit Odontomóvel é um projeto de parceria entre a Ford e a Prefeitura Municipal de Camaçari. Já atendeu aproximadamente 400 crianças em escolas públicas das áreas urbanas, rurais e da orla da cidade onde a marca mantém seu complexo industrial e centro de desenvolvimento do produto no Nordeste. 

Nesse período, o Ford Odontomóvel Camaçari realizou mais de 700 restaurações, contribuindo para preservar a saúde e a autoestima das crianças. “Muitas crianças têm vergonha de sorrir porque perderam os dentes devido a cáries. Esse é um trabalho surpreendente porque o resultado é imediato”, diz Francisco Júnior, dentista responsável pelo programa.

Em Camaçari, ações inovadoras estão sendo desenvolvidas para enfrentar esse problema, o que levou a cidade a figurar como o único município baiano premiado pelo Conselho Federal de Odontologia. A cidade recebeu o Prêmio Brasil Sorridente 2011, em virtude do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, do consultório Odontomóvel da Ford e da expansão dos serviços odontológicos nas Unidades de Saúde da Família. A cidade ficou em 11º lugar entre os municípios brasileiros com população entre 50.001 e 300 mil habitantes que tiveram melhor desempenho na área de saúde bucal em 2011.

Saúde e educação
O Odontomóvel Camaçari é um consultório odontológico moderno, montado sobre uma van Ford Transit modelo furgão e com equipe formada por um dentista, uma auxiliar e um motorista. Ele percorre as escolas da rede municipal e, além de consultas, promove ações preventivas e educativas de saúde bucal para crianças de 4 a 8 anos de idade. 

A unidade está preparada para realizar procedimentos como profilaxia, curetagem, raspagem, aplicação de flúor, restaurações, evidenciação de placa bacteriana e palestras educativas. Os estudantes atendidos também recebem um kit de higiene com escova, pasta e fio dental. 

“É uma experiência nova. Eu nunca tinha trabalhado com crianças nessas condições e tenho muita satisfação de fazer parte desse processo de mudança. Aqui a gente não restaura só dentes, mas a autoestima das crianças também”, diz Francisco Júnior. O Odontomóvel Camaçari atua exclusivamente no município.

Cargo Odontomóvel
A iniciativa nasceu do projeto Sorrindo com a Ford, patrocinado pela Ford Caminhões, que criou o primeiro Odontomóvel no ano 2000 para atendimento gratuito de caminhoneiros e pessoas da comunidade nas estradas do Brasil. Nesses 12 anos, o consultório odontológico montado sobre um caminhão Ford Cargo 815 já atendeu mais de 40.000 caminhoneiros e 11.000 pessoas da comunidade em 270 municípios brasileiros. Ele percorreu cerca de 420.000 km e também realizou ações educativas e palestras para mais de 82.000 crianças e distribuiu mais de 135.000 kits de higiene bucal em todo o Brasil.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário