quinta-feira, 7 de junho de 2012

No Dia Internacional do Meio Ambiente, jornalistas comprovam eficiência do A1 com média de 18,7 km/l


Jornalistas testaram o compacto premium em condições reais de uso,
tendo como meta trafegar no limite máximo de velocidade das estradas
Depois de percorrer cerca de 480 km entre São Paulo e Rio de Janeiro, os jornalistas da área automobilística que participaram do Audi A1 Eficiency Challenge comprovaram nesta terça-feira (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, o que o teste do Instituto Mauá de Tecnologia já havia mostrado: o Audi A1 é o carro a gasolina com o melhor consumo de combustível do Brasil.

O A1 foi submetido nesta semana a um desafio em condições normais de uso, realizado no percurso entre as duas maiores cidades brasileiras por um grupo de26 profissionais da imprensa especializados na área automobilística. O objetivo foi comprovar, em situações do dia-a-dia, a mesma eficiência demonstrada pelo modelo alemão em condições controladas.

Do ponto de partida em São Paulo ao destino final no Rio de Janeiro, o grupo registrou média de consumo de 18,7 km/L. O melhor resultado foi obtido pela dupla formada pelo goiano Mariosan Gonçalves e pelo potiguar Fernando Siqueira,que alcançaram impressionantes 22,5 km/L – um resultado superior, até mesmo, a do teste realizado pelo Instituto Mauá, que havia sido de 20,8 km/L. Nos dois casos, foi usada gasolina Podium, da Petrobras.

O consumo médio dos jornalistas que participaram do teste, obtido levando-se em conta os números dos 13 carros da expedição, foi de 18,7 km/L. Até mesmo a pior marca registrada foi surpreendente: 16,4 km/L na média entre os trechos urbanos e rodoviários que separam São Paulo do Rio de Janeiro. A velocidade média do grupo foi de 74km/h para uma viagem de 6 horas e 29 minutos entre as duas capitais, já considerado o tempo das paradas para fotografias, filmagens e reagrupamento do comboio.

Menor emissão de CO2

Menor consumo entre os 13 carros que viajaram entre
São Paulo e Rio de Janeiro foi de 22,5km/L e o maior, de 16,4 km/L
Além de oferecer economia financeira a seus proprietários por consumir menos gasolina, o Audi A1 apresenta, também, baixos índices de emissão de CO2 na atmosfera. De acordo com estudos do Professor Genebaldo Freira, pesquisador e Diretor de Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), a média nacional de emissão deste gás pelos veículos automotores é de 150 g/km. O Audi A1 é 30% mais eficiente,emitindo apenas 106 g/km rodado na estrada.

Isso significa que, se toda a frota circulante na capital paulista utilizasse a mesma tecnologia embarcada no modelo alemão para eficiência no consumo de combustível, a cidade de São Paulo “economizaria” emissões de carbono equivalentes a 2,1 milhões de veículos se considerada a atual frota paulistana,que é de aproximadamente 7 milhões de carros.

Veja os números de consumo obtidos pelos jornalistas mais bem colocados no Audi A1Eficiency Challenge:
1) Mariosan Gonçalves (GO) / Fernando Siqueira (RN) – 22,5 km/l
2) Scheila Canto Cruz (MS) / Igor Costa (RJ) – 21 km/l
3) Rodrigo Samy (SP) / Alexandre Akashi (SP) – 20,6 km/l
4) Celso Ferlauto (RS) / Paulo Rodrigues (RS) – 20,2 km/l
5) Vagner Aquino (SP) / Sueli Osório (SP) – 19,5 km/l

Fonte: Imprensa Audi

Nenhum comentário:

Postar um comentário