Helder Lima
A Mercedes-Benz lançou o roadster SLK 55 AMG com novo motor V8 de 5,5 litros com recurso de desativação de cilindros, que combina máximo desempenho com menor consumo de combustível. Essa tecnologia também é aplicada na Fórmula 1. O modelo terá preço de US$ 244,9 mil (R$ 507 mil).
Com potência máxima de 421 cv e torque de 54 kgfm, o SLK 55 AMG tem comportamento dinâmico assegurado pela suspensão esportiva aliada ao sistema de direção, que proporciona dirigibilidade e precisão em qualquer tipo de condução. O sistema de frenagem e o programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios aumentam a esportividade e segurança.
O SLK 55 AMG acelera de zero a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).
O novo propulsor M152 se baseia no motor V8 biturbo AMG M157 de 5,5 litros que equipa o E 63 AMG, o CLS 63 AMG e o S 63 AMG. Muitos detalhes de design são idênticos, como a cilindrada, diâmetro e curso, distância entre os cilindros, sistema start/stop e tecnologia de injeção direta de gasolina.
Características que o diferenciam do M157 incluem os novos dutos de entrada de ar, novos cabeçotes de cilindros, o comando de válvulas modificado, sistema de suprimento de óleo adaptado e o cárter aperfeiçoado.
A força do motor é transferida para as rodas traseiras por meio de transmissão automática, que dispõe de três diferentes modos de operação: Eficiência Controlada (C), Sport (S) e Manual (M). A função automática nas reduções, assim como a breve e precisa interrupção da ignição e a injeção durante as acelerações a plena carga, reduzem os tempos de trocas de marchas e aumentam o apelo emocional quando o carro é guiado de forma esportiva.
Propulsor trabalha sob regime parcial em curvas mais lentas
O sistema de gerenciamento da desativação de cilindros é responsável por grande parte da eficiência no consumo: os cilindros dois, três, cinco e oito são cortados sob carga parcial, o que reduz o consumo.
Esta tecnologia também é usada, de forma semelhante, nos motores V8 de 750 cv da Fórmula 1. Como a eficiência também tem um papel-chave na categoria, dois ou quatro dos oito cilindros são desligados nas curvas de baixa velocidade, nas fases de entrada do Safety Car ou nos pit stops.
A função de desligamento está ativada ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 800 e 3.600 rpm, caso o motorista selecione o modo de transmissão ‘C’, de Eficiência Controlada.
Roadster vira cupê com operação automática da capota
O novo modelo AMG que agora chega ao País foi lançado no exterior em março de 2011. Para dotar o veículo de personalidade, a montadora desenvolveu rodas com desenho exclusivo de 18 polegadas. A carroceria tem design identificado com os veículos especiais AMG. O roadster também conta com spoiler diferenciado e duas saídas de escape. Os designers da AMG complementaram as excitantes formas básicas do longo capô, a cabine posicionada bem para trás e as linhas vigorosas da traseira do carro com o estilo típico da marca. O teto variável abre e fecha em menos de 20 segundos, transformando o roadster em um cupê com teto rígido ao toque de um botão. Alternativamente, pode ser escolhido um teto em policarbonato colorido.
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