sábado, 30 de junho de 2012

Trânsito pode cair 20% com carros monitorados

Castelo Branco (AE / Divulgação)
Helder Lima


Atualmente, o sistema GPS indica a rota a seguir, mas no futuro esse equipamento terá mais funcionalidades com as informações de congestionamento e de qual a melhor rota considerando a situação do trânsito em tempo real.


Mas para que isso se torne realidade, será preciso integrar os diversos sistemas de informação e também será necessário que os carros tenham um chip ou uma etiqueta de radiofrequência para serem monitorados e poderem suprir o banco de dados do trânsito com as informações de deslocamento. Esse projeto não chega a ser novidade, mas em São Paulo, por exemplo, até hoje a prefeitura não conseguiu tirar a ideia do papel.


Um projeto nesse sentido também vem sendo desenvolvido com colaboração internacional da União Europeia, voltado para o trânsito em São Paulo, Pequim, Xangai e Atenas. O nome do projeto é ‘Viajeo’ e ele está sendo desenvolvido com apoio da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).


Segundo Gino Franco, chefe da unidade de inovação da Mizar, empresa de automação que lidera a execução do projeto em São Paulo, a gestão com informações em tempo real em um primeiro momento poderá resultar em um ganho de 3% no tempo de viagem, mas esse número poderá chegar a 20% quando todo o sistema de informação estiver consolidado.

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